sábado, 1 de agosto de 2015


. .
Livros: qual é o melhor para estudar?



Para dar início à nossa maratona de postagens no mês de agosto, vamos falar de um assunto bastante relevante: livros! Durante a faculdade vivia na biblioteca, e mesmo agora, não me distanciei dos livros.
Na faculdade, todo mundo me pedia indicações de qual livro estudar para determinada disciplina, e por isso, resolvi indicar alguns para os leitores do Biomedicina em Ação! Reforço que a maneira como cada um estuda é muito específica e pessoal. Cada um se encontra em um livro... outros preferem somente as aulas e artigos (aqui você pode ler um artigo sobre dicas para manter uma rotina de estudos). De qualquer forma, espero que os livros recomendados aqui sirvam para guia-los nas suas escolhas!

Bioquimica


 A bioquímica é sempre um problema para muitos estudantes, já que parece ser muito complicada. O medo se torna ainda maior quando nos deparamos com o famoso Lehninger. “Os princípios de bioquímica do Lehninger”, de Nelson e Cox, é provavelmente o livro mais completo, tratando-se de bioquímica estrutural,  metabólica e molecular. Entretanto, é uma leitura um pouco pesada e extensa, e pode não agradar a maioria das pessoas.
Sendo assim, uma excelente opção é o “Bioquímica”, de Campbell. O livro é dividido em três volumes: bioquímica estrutural, molecular e metabólica, respectivamente. Particularmente, este é um dos melhores livros para se estudar bioquímica. É extremamente didático, completo, mas não extenso como o Lehninger.
Uma outra opção, é “Bioquímica Básica”, de Anitta Marzzocco. Ele é bem sucinto, e é o preferido dos estudantes. Entretanto, não é indicado para quem quer se aprofundar e aprender mais sobre bioquímica.
Para bioquímica clínica, uma ótima opção é o “Bioquímica Clínica para o Laboratório”, de Motta. É um livro de fácil entendimento, que pode ser muito utilizado durante e após a faculdade. Um livro menor, recomendado para consulta, é o “Bioquímica Clinica” de Gaw. Trata-se de um livro muito interessante e didático, com vários casos clínicos e interpretação de resultados.

Parasitologia



Para parasitologia, uma ótima opção é o “Parasitologia Humana”, de Neves. É um livro de escrita clara e fácil entendimento. Há também o “Parasitologia Médica”, de Leventhal e Cheadle, uma excelente opção de texto e atlas.

Hematologia


Um dos livros mais indicados de hematologia é o “Tratado de Hematologia”, de Zago. Há também outros mais sucintos, mas que podem ajudar muito nos estudos. São eles: “Manual de Hematologia – Propedêutica e Clínica”, de Therezinha F. Lorenzi;  “Hemograma – como fazer e interpretar”,  de Oliveira; “Hematologia Básica”, de Azevedo; “Fundamentos em Hematologia”, de Hoffbrand.
 Outra indicação é o livro “156 perguntas e respostas de Hematologia”, da série de livros organizada pela biomédica Camem Paz Oplustil.

Microbiologia


Três bons livros podem ser facilmente encontrados e poderão ser muito úteis para estudar microbiologia. São os livros dos autores Trabulsi, Tortora e Murray. Para algo mais específico (microbiologia clínica), três livros são indicados: “Procedimentos básicos”, de Carmem Paz Oplustil (é um livro excelente!), que podem ser complementado pelo “156 perguntas e respostas de Microbiologia Clinica”, da série de livros organizada pela mesma autora; o livro texto e atlas, amplamente utilizado nos laboratórios clínicos, “Diagnóstico Microbiológico”, de Koneman. 
Ainda, uma excelente complementação são os manuais da Anvisa, que vão do Módulo 1 ao 9, e tratam desde a biossegurança, a organização do laboratório, à análise microbiológica e interpretação dos resultados.  

Anatomia


Começando pelos livros texto, Dângelo e Fantini é um livro bem sucinto e de fácil entendimento. Outro livro recomendado também é “Fundamentos de Anatomia e Fisiologia”, de Tortora.

Quanto aos atlas, o mais famoso com certeza é o Sobotta, seguido pelo Netter. O atlas do autor Yokochi pode agradar a quem busca por imagens reais, e para quem quer adquirir um atlas e pagar menos, uma boa opção é o Grant, que traz imagens e um sucinto texto explicativo. 

Fisiologia



Embora muitos outros livros sejam mais diretos, o “Tratado de Fisiologia”, do Guyton é o mais completo. Mesmo que não pareça, é uma leitura fácil e envolvente, e é um livro indicado para outras disciplinas, por ser extremamente completo.

Imunologia


Para imunologia, com toda certeza, os livros recomendados são todos do autor Abbas. São extremamente didáticos, com figuras muito explicativas. Um livro extra para este tópico é o “Imunoensaios – Fundamentos e Aplicações”, de Adelaide J. Vaz.

Histologia e Citologia

 

Quando pensamos em Histologia e Citologia, Junqueira e Carneiro são os primeiros que, automaticamente, lembramos. E de fato, são livros muito bons, e que devem ser apreciados por serem nacionais.



Aprofundando em Citolopatologia Ginecológica, este livro de Koss e Gompel é excelente, e auxilia muito nos estudos.
  
Genética



O principal livro de genética, sempre indicado e que está nos editais de concursos é o Thompson & Thompson. Outro muito utilizado pelos estudantes, é o “Introdução à Genética”, do Griffthis (o famoso “livro da borboleta”).

Patologia


Robbins é o principal nome. De fato, é o livro mais completo, com as melhores imagens e explicações. Entretanto, outro livro que pode agradar é o “Patologia Geral”, do Bogliolo.

Urinálise


Um bom livro para estudar urinálise, é o livro “Exame de Urina e de Fluidos Corporais de Graf, com texto e imagens que ajudarão a complementar os estudos.

*************************************************
Ressaltamos que estas são apenas sugestões. Encontre o que mais seja adequado a você e às suas necessidades, que esteja disponível na biblioteca, e caso vá adquirir algum, escolha os que mais sejam adequados a você.

Faltou algum livro aqui? Deixe nos comentários a sua sugestão!
6 comentaram

6 comentários :

  1. Amei a sugestão, vou procurar por Bioquímica, de Campbell :)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas Neuroanatomia do MACHADO não tem igual.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas Neuroanatomia do MACHADO não tem igual.

    ResponderExcluir
  4. Acho que todos são cansativos de alguma forma

    ResponderExcluir
  5. O que acham do Manual of Clinical Microbiology, Eleventh Edition Editors: James H. Jorgensen?

    ResponderExcluir
  6. Queria tanto encontrar o "Imunoensaios" pra baixar em pdf, o preço dele é muito alto pra eu poder pagar! Alguém sabe algum link p baixar? Acho quase impossível, mas n custa nada tentar, rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...