. .
Perguntas Frequentes



Recebo alguns e-mails de leitores com muitas dúvidas sobre o curso, faculdades e profissão. Resolvi então, juntar algumas delas e organizar um FAQ (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentes. Muito será uma opinião do que vejo, e talvez possa ajudar você que tem a mesma dúvida, e quem quiser/puder complementar algo, é só deixar nos comentários. Vamos lá!

O que é Biomedicina? Biomédico é quase um médico?
Começando pela segunda pergunta: Não, biomédico é BIOMÉDICO. Por conta da pouca difusão da profissão, muitas pessoas confundem Biomedicina com Medicina. É extremamente importante saber diferenciar essas duas profissões antes de iniciar o curso de Biomedicina. Não é exagero dizer que muita gente se depara com algo que não esperava, simplesmente por não entender o que realmente faz um biomédico, e acabam frustrados com o curso. De acordo com o texto do Dr. Flavio Pacheco, do livro “Biomedicina: Um Painel sobre o profissional e a Profissão”, adaptado pelo blog Biomedicina Padrão, a Biomedicina é uma área da saúde e da ciência com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O biomédico atua em todos os níveis de atenção à saúde, com bases científicas e intelectuais, orientando e intervencionando a sociedade para transformação da realidade em benefício da coletividade.
Novamente, o Biomédico não é um “quase Médico”. É tão importante quanto todos os profissionais da saúde, e está apto a atuar em diversas funções aos quais lhe serão apresentadas durante o curso. É um profissional a serviço da saúde e da ciência!

Quais áreas o biomédico pode atuar?
Há muita controversa no que se diz respeito à quantidade exata de áreas de atuação do biomédico. A mais aceitável é que são 36 áreas, sendo a Biomedicina Estética a 36ª área aprovada pela Resolução nº 197, de 21 de setembro de 2011. Dentre todas elas, podem ser citadas as análises clínicas (patologia clínica), perfusão extracorpórea, citologia oncótica, auditoria médica, perfusão extracorpórea, etc.

Quantas habilitações o biomédico pode ter e como fazer para consegui-las?
O Conselho não limita o número de habilitações para os biomédicos, mas lembre-se do ditado “o que vale é qualidade, e não quantidade.”. É vedado ao profissional biomédico exercer atividades em áreas às quais ele não possua habilitação. A habilitação específica é OBRIGATÓRIA, e segundo descrito no CRBM 1ª Região, "O biomédico que atua em setor para o qual não tem a necessária habilitação corre o risco de sofrer punição, inclusive ter o seu registro cassado, já que a infração é considerada gravíssima". Se a habilitação a qual o biomédico possuir for de análises clínicas, por exemplo, ele não poderá trabalhar com diagnóstico por imagem. Para que o estudante de biomedicina forme-se, ele precisa de, no mínimo, uma habilitação. Para isso, o estágio obrigatório do último ano é mais que importante. Além de incluir o aluno ao cotidiano do mercado de trabalho, a habilitação será conseguida a partir do estágio realizado pelo aluno. A maioria das Universidades oferece o estágio em Análises Clínicas, porém o aluno pode decidir em seguir ou não esta área. Caso queira se especializar em uma das outras áreas, o aluno deve procurar um estágio fora da Universidade, e segundo o CRBM, deve conter carga horária mínima de 500 horas, porém a Universidade pode exigir mais. Não há um número mínimo de habilitações, porém o que as faculdades levam em conta é que o aluno deve respeitar a carga horária diária do estágio, que é de 6 horas. Após formado, o biomédico pode conseguir outras habilitações, aí sim por meio de pós-graduação ou por uma prova, aplicada anualmente. A aprovação da residência biomédica será outra forma de se conseguir.

Quais as melhores faculdades oferecem o curso de Biomedicina?
Há sim a história (e é verídica, acreditem) de que “quem faz a faculdade é o aluno”. Muitos estudantes não podem escolher por mudar de cidade para estudar onde sempre quis, e isto não é motivo para temer não ser um bom profissional. Para quem pode (e quer) estar nas melhores universidades, abaixo segue uma tabela retirada do Guia do Estudante (de janeiro de 2013):


Qual área da biomedicina é mais bem remunerada?
Novamente, isto é muito relativo. Se você é um bom profissional, e o seu local de trabalho sabe reconhecer isto, você será bem remunerado. Mas sim, há áreas como a Perícia Criminal, agora a Biomedicina Estética, entre outras, em que o profissional é mais bem remunerado. Mas isto deve-se muito à forma de contrato e ao ingresso do profissional no emprego em questão. Isso quer dizer que, por exemplo, em determinados concursos públicos, obviamente você receberá mais que em um laboratório de hospital, ou se você tiver o seu próprio laboratório, ou clínica, também conseguirá uma melhor remuneração. Mas repito: isto é extremamente relativo. Tudo depende da sua qualificação profissional, do que você busca para melhorar seu currículo e aprender mais. Pode parecer piegas, mas é realmente muito importante.

O que é a Iniciação Científica e quando posso começar?
A informação a seguir foi retirada do site da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras eCiências Humanas da USP. “A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; o estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio.” Geralmente, as agências que oferecem bolsas são Fapesp, CNPq, Capes, entre outras, como Santander. O aluno interessado deve procurar um professor para que o oriente, e assim iniciarem o trabalho. E como muitos perguntam, o aluno pode sim começar a sua Iniciação no primeiro ano da faculdade, e é importante ressaltar que ele não poderá ser beneficiado com duas bolsas simultaneamente.

Quando posso começar o estágio? É difícil de conseguir?
Nada te impede de fazer um estágio desde o primeiro semestre. Muitos estudantes já possuem algum curso técnico e trabalham na área. Entretanto, se não for o seu caso, conseguir um estágio muito cedo não é nada fácil. Isso se deve ao fato de que você não tem muito conhecimento para ser colocado em prática. A partir do 3º ano, as coisas se tornam muito mais simples, e no último ano, sem dúvidas vocês estará em um estágio.

Há muitos gastos ao ingressar na faculdade de Biomedicina? Eu vou ter que comprar roupas brancas?
Os gastos não são muito altos, dependendo do que você pretenderá. Explico melhor... Geralmente os materiais que utilizamos em aula são fornecidos pela Universidade, como luvas e outros EPIs descartáveis (máscaras e toucas). O que compramos são jalecos e óculos de proteção, já que devem ser individuais. Você pode encontrar jalecos de preços variados, de 40,00 a 100,00, tudo dependerá muito. Os óculos custam em média 20,00. 
Imagem: Biomedicina Padrão
Você precisará de sapato fechado (fechado por inteiro, não sendo permitidas sapatilhas para mulheres) para as aulas práticas e calça comprida. Você poderá gastar com livros, mas não é necessário. As Universidades costumam ter o acervo de livros indicados pelos professores, mas isto também pode variar. Por exemplo, a Unip (Campinas) tem praticamente todos os livros indicados pelos professores. Gasta-se mais com os cursos (atividades complementares) a serem feitos fora da Universidade. Há cursos de DIVERSOS preços. Já vi cursos desde 20,00 à 1.200,00, e até algumas palestras gratuitas. Mas isso vai de acordo com a sua disponibilidade financeira, já que a faculdade de maneira alguma obrigada a fazer esses cursos. Quanto a usar branco, depende da coordenação do curso e/ou do professor, que poderá exigir ou não. 

Qual a diferença do estágio obrigatório para o estágio não-obrigatório? 
De acordo com a Lei N° 11.788,de  25 de setembro de 2008, que dispõe sobre os estudantes estagiários, (Art. 2º) “o estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.  As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso.”. É válido ressaltar que ainda, segundo a lei, as horas de estágio podem ser de no máximo 6 horas por dia (30 horas semanais). 


Por enquanto é isso! Vou atualizando à medida que me lembrar de mais perguntas, ou que receber mais delas. Você tem alguma dúvida? Envie sua dúvida para o e-mail biomedemacao@gmail.com ou contate-nos na aba “Contato”. Teremos o prazer de ajuda-lo. A sua dúvida pode ser a dúvida de muita gente, inclusive a nossa. Será uma ótima troca de experiências.
5 comentaram

5 comentários :

  1. Olá! em qual campus da unip você cursou/cursa Biomedicina?
    Eu estou cursando biologia no campus Brasília e fiquei bastante decepcionada com o curso pq está super fraco...
    Professores faltam e não existem substitutos, outros não passam conteúdo e conversam sobre tudo menos a matéria...
    O curso de biomedicina também é assim?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, cada vez mais apaixonada por essa área, descobri o que eu quero pra minha vida profissional, é uma pena que eu não tenha conseguido cursar esse ano...

    ResponderExcluir
  3. QUal e melhor técnica para leitura de um esfregaço ? zigue - zague nas duas bordas, contando 50 celulas em cada borda ? ou zigue zague grande começando no meio da lÂmina. Muitos autores falam em varias tecnicas, qual a ideal ? Pois tenho a impressao que o zigue zage maior na lamina toda começando pelo meio, como a objetiva é de 100, ela quase nao percorre a lâmina, pois o aumento é muito grande usando óleo, acho que vc me entende, como o aumento é grande demais, a lamina quase nao anda, sendo impossivel percorrer toda. e entao, Qual tecnica devo usar ? e outra perguntinha, sem querer abusar da boa vontade. Nos meus esfregaços, existe aparece frequentemente muita linfocitose, algum erro de contagem ? Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá! Meu nome é Rhafaela e eu tenho 15 anos e tou naquela famosa indecisão "qual profissão devo exercer futuramente?", sou muito interessada na área de biológicas então estou entre biomedicina, medicina e biotecnologia.
    Em todos as profissões acima sou interessada em uma área mas biomedicina me encanta de uma forma que as outras não conseguem.
    Gostaria de saber se há alguma área da biomedicina onde você precisa ter a especialização (não sei se é esse o termo, desculpe caso esteja errado) para trabalhar com o CRISPR Cas9.
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho uma grande dúvida. . Estou querendo fazer o curso de Biomedicina mas será que darei conta de trabalhar e estudar? ???? Queria saber se é muito puxado?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...