segunda-feira, 17 de junho de 2013


. .
NOVIDADE NO MUNDO DA MEDICINA: Cientistas descobrem nova camada no olho humano - CAMADA DE DUA.

Oftalmologistas britânicos descobriram uma nova camada da córnea , uma superfície transparente, em forma de abóbada que cobre a frente do olho.

       A camada foi nomeada como Camada do Dua após o acadêmico Prof Harminder Dua que a descobriu.
"Esta é uma grande descoberta que significará que oftalmologia dos livros didáticos vai literalmente precisar ser re-escrita. Depois de identificar essa camada nova e distinta profunda no tecido da córnea, agora podemos explorar a sua presença para tornar as operações mais seguras e mais simples para os pacientes ", disse o Dr. Harminder Dua, Professor de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade de Nottingham e levar autor de um artigo publicado na revista Ophthalmology .

"Do ponto de vista clínico, há diversas doenças que afetam a parte de trás da córnea, o qual os médicos em todo o mundo já estão começando a relacionar com a presença, a ausência ou rasgo nesta camada."

A córnea humana é a lente de proteção transparente na parte frontal do olho, através da qual a luz entra no olho. Os cientistas acreditavam anteriormente que a córnea era constituída por cinco camadas; de frente para trás: o epitélio da córnea, a camada de Bowman, o estroma corneano, membrana de Descemet e do endotélio da córnea.
A camada de Dua está localizado na parte de trás da córnea entre o estroma corneano e a membrana de Descemet. Embora a camada seja de apenas 15 microns de espessura - toda a córnea é de cerca de 550 mícrons de espessura e 0,5 milímetros - é extremamente difícil de se romper e é suficientemente forte para ser capaz de resistir a 1,5 bar de pressão.
Os cientistas acreditam agora que a hidropisia da córnea, um abaulamento da córnea causada por acumulação de fluidos que ocorre em pacientes com ceratocone (deformidade cônica da córnea), é causada por uma lesão na camada da Dua, através do qual a água do interior do olho precipita e faz com que o alagamento.
A descoberta terá um impacto sobre o avanço da compreensão de uma série de doenças da córnea, incluindo hidropsia aguda Descematocele e distrofias da pré-Descemet.
______

Fonte:

Harminder S. Dua et al. 2013. Human Corneal Anatomy Redefined: A Novel Pre-Descemet’s Layer (Dua’s Layer). Ophthalmology, in press; doi: 10.1016/j.ophtha.2013.01.018
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...