terça-feira, 11 de junho de 2013


. .
Leitura rápida!!! Você sabe o que é Epidemiologia Genética?

EPIDEMIOLOGIA genética

        Epidemiologia Genética incide sobre os usos da genética molecular e investigação epidemiológica para identificar os possíveis fatores familiares e hereditários subjacentes às origens e manifestações de doença humana. A causa da maioria das doenças crônicas, incluindo câncer, doença coronariana, diabetes, hipertensão e transtornos psiquiátricos, pode estar nas interações entre fatores ambientais e suscetibilidade genética.

    Epidemiologia Genética ajuda a otimizar os estudos etiológicos através de uma abordagem integrada, que baseia-se nas metodologias de epidemiologia, bioestatística, genética e biologia molecular.

        Consiste no estudo da etiologia, distribuição e controle de uma doença em grupos de familiares e dos determinantes genéticos de uma doença  nas populações (Kaprio et al, 2000). O campo de investigação é bem vasto, que pode ir desde a agregação familiar da doença até à sua origem molecular. A identificação de fatores genéticos de risco envolvidos na patologia em estudo e a quantificação do seu impacto na ocorrência da população em geral, são duas das suas principais finalidades. Em paralelo com o mapeamento do genoma humano e com os avanços das tecnologias moleculares, a importância das aplicações da epidemiologia genética tem-se tornado cada vez maior.
     Apesar da maior parte dos seus sucessos terem sido nas doenças monogénicas, nas quais a hereditariedade segue as leis de Mendel, atualmente a epidemiologia genética está cada vez mais focada nas doenças complexas como a diabetes, asma, doenças cardíacas ou cancro, as quais são causadas por vários fatores genéticos e ambientais Inter atuantes (Burton et al, 2005).

Fonte:
·         Burton PR, Tobin MD, Hopper JL (2005). Key concepts in genetic epidemiology. Lancet 366(9489):941-51
·         Kaprio J (2000). Science, medicine, and the future. Genetic epidemiology.BMJ 320(7244):1257-9.


1 comentaram

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...