sábado, 1 de junho de 2013


. .
10° Encontro Mineiro de Biomedicina

Nós temos no blog um espaço para que pessoas de todo o país participem mandando textos e fotos de eventos em que elas estiveram presentes. O texto abaixo é de Mayra Roberta Parreira de Carvalho, estudante do 2º ano, do curso de biomedicina da Unifran (Universidade de Franca), e uma grande amiga. Ela esteve presente no “X EMBM” (10° Encontro Mineiro de Biomedicina), que aconteceu entre 23 e 26 de maio, em Uberaba, Minas Gerais e nos conta como foi o evento.


Nos dias 23 a 26 de maio de 2013 foi realizado o X Encontro Mineiro de Biomedicina. O evento foi realizado em Uberaba na UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro). Na quinta-feira (dia 23/05), após a apresentação e entrega de materiais, deu-se início a primeira palestra do evento, com Flávio Barboza Pacheco Júnior, falando sobre “Acupuntura e Biomedicina? Uma vida fora dos laboratórios”.  Em seguida, “Introdução a Criminalística”, com Rodrigo Grazinoli Garrido e por fim, Camila Hirotsu, enfatizou a importância da pesquisa biomédica sobre o impacto da falta de sono.
No segundo dia (24/05), o dia começou com Juliana Monte falando da “Pesquisa Translacional em Inflamação: aspectos básicos e aplicações”. Em seguida, a palestra com o tema “Reprodução Humana Assistida: como funciona um laboratório? Qual o papel do biomédico?”, foi ministrada por Priscila Queiroz D`Elia. “Insetos Vetores de doenças humanas: biologia, transmissão e controle, foi o tema discutido por Gabriela Vieira Silva”. Por fim, Miriam Galvonas Jasiulionis e Marjori Leiva Camparoto, falaram, respectivamente, do “Papel das marcas epigenéticas na relação entre estresse celular e transformação maligna” e “Aplicação da citogenética molecular na medicina personalizada”. No mesmo dia a noite, como ninguém é de ferro, o evento ofereceu aos participantes do “X Encontro Mineiro de Biomedicina” um coquetel.
Coquetel
Enfim, no dia 25/05, a palestra sobre “Suscetibilidade genética do hospedeiro ao desenvolvimento da doença de Chagas” foi realizada por Amanda Farage Frade Barros. Logo em seguida foi organizada uma Mesa Redonda, para discussão do seguinte tema: “A Evolução da Biomedicina com Enfoque nas Novas Áreas de Atuação do Biomédico”, com a presença do Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª região, Dr. Luis de França Ribeiro Neto; a 1ª Secretária Drª Ana Paula de Araújo Santos, do Conselho Regional de Biomedicina 3ª região.
26/05: último dia do Encontro, os alunos participaram dos minicursos escolhidos por cada um, onde foram expostas várias opções de diferentes áreas.

Minicurso: "Diagnóstico molecular da Talassemia alfa".
Realmente, foram quatro dias muito proveitosos, onde acredito que todos adquiriram muitas informações e tiveram muitas dúvidas esclarecidas. O “X Encontro Mineiro de Biomedicina”, foi de extrema utilidade para futuros biomédicos, e até mesmo os então biomédicos. Tenho somente que parabenizar toda organização do evento pelo trabalho e pela cordialidade, vocês foram nota 10!

Fotos:


Mesa redonda



(As fotos foram cedidas pela autora do texto)

Quer participar do blog contando-nos sobre os eventos? É só entrar em contato. Valem textos, fotos, vídeos, gravações... Tudo para deixarmos a galera por dentro do que anda acontecendo na biomedicina.
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...