sábado, 1 de dezembro de 2012


. .
Brasil produzirá medicamento utilizado no tratamento da AIDS



       Coincidência ou não, hoje é 1° de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, e começamos a manhã com uma notícia muito gratificante.
Segundo o Estadão, o Ministério da Saúde oficializou nesta sexta-feira (30) um convênio para a transferência de tecnologia de fabricação de medicamentos contra a AIDS no País. O Sulfato de Atazanavir, utilizado no tratamento dos portadores do vírus HIV por cerca de 45 mil pacientes, será produzido nos próximo 5 anos  pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e técnicos da Farmanguinhos.
Isto será muito viável, não só pela facilidade da produção nacional, mas pela economia brasileira, pois o país economizará aproximadamente R$ 385 milhões. Com a nova parceria com a Fiocruz, o governo gastará cerca de R$ 87 milhões na compra dos medicamentos.
Já em 2013 o medicamente será distribuído com o rótulo brasileiro, mas somente em 2017 a produção será totalmente nacional, visto que será neste período que o produto perderá a validade da sua patente.
Alexandre Padilha, ministro da saúde, afirmou que a garantia de acesso universal ao tratamento, que abrange 217 mil brasileiros, só é sustentável “se cada vez mais tivermos tecnologia brasileira, com parceria público-privada, gerando inovação tecnológica e conhecimento para o Brasil”.
Com a produção do Atazanavir, serão 11 remédios produzidos no Brasil entre os 20 oferecidos pelo governo aos portadores da AIDS.
                                  
Fonte: Estadão.com.br                          
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...