quinta-feira, 16 de agosto de 2012


. .
Wi-fi pode causar infertilidade masculina

Essa discussão surgiu hoje na aula de Embriologia e Reprodução Humana, quando mencionei tal estudo, e gostaria de compartilhar a informação com quem ainda não sabe dela. O estudo mencionado abaixo não é muito recente (novembro de 2011), mas vale a pena dar uma conferida.

Você usa seu notebook assim,no colo? Vou te dar bons argumentos que você vai querer deixar de usar.

Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides e aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo.

ATENÇÃO HOMENS: não usem wi-fi! rsrs Não, não é para tanto assim. Mas a ideia de um aparelho prático que possa ser usado em vários lugares já não parece ser tão viável para o sexo masculino.

Um estudo realizado por pesquisadores argentinos e publicado pela Fertility and Sterility demonstra que usar o notebook no colo pode reduzir a taxa de fertilidade masculina. Na pesquisa realizada in vitro, a equipe liderada por Conrado Avendaño, do Nascentis Medicina Reproductiva, em Córdoba coletou amostras de sêmen de 29 voluntários saudáveis e as colocaram sob um laptop conectado à Internet por wi-fi. Depois de quatro horas, 25 por cento dos espermatozóides não mais se locomoviam e 9% deles tinham danos em seu DNA. Amostras de sêmen colocadas perto de um laptop off-line mostraram dano mínimo, assim como amostras que foram armazenadas separadamente, segundo a ABC News.

“Nossos dados sugerem que o uso de um laptop conectado por wi-fi à Internet e posicionado perto dos órgãos reprodutivos masculinos pode diminuir a qualidade do esperma”, escreveram os autores, notando que não estavam certos se suas descobertas se estendiam a todos os dispositivos sem fio, ou se havia outras condições afetando a qualidade do esperma.

Sabemos há uma temperatura ideal para que o processo de desenvolvimento dos espermatozoides no testículo ocorra, porém os pesquisadores afirmam que as condições foram controladas, de modo que o calor da máquina não estivesse associado aos problemas causados. Entretanto, a temperatura é algo que não deve ser descartado. Usar calças apertadas, ou ainda usar moto ou bicicleta pode aumentar consideravelmente a temperatura na região dos testículos.

Além disso, o uso excessivo de fumo e álcool são culpados óbvios da depleção de espermas, de acordo com a diretora do Centro de Epidemiologia Reprodutiva da Faculdade de Medicina da Faculdade de Rochester, Shanna Swan. Uma dieta saudável com mais alimentos orgânicos e exercícios regulares auxiliam no aumento da fertilidade.

Quanto ao estudo realizado pelos argentinos, vale ressaltar que mais testes in vivo e in vitro serão realizados para comprovar esta afirmação. Mas é aconselhável que os homens usem seus notebooks sobre uma mesa, e nada de ficar horas batendo papo no facebook ou  vendo vídeos no youtube com seu aparelho próximos aos testículos, pois além da infertilidade ou pode haver problemas muito mais sérios caso o homem venha a ter um herdeiro, podendo haver mutações gênicas pela alteração do material genético do espermatozoide.

Portanto rapazes, todo cuidado é pouco!


NEWS.MED.BR, 2011. Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides e aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo publicado pela Fertility and Sterility. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/saude/249835/laptop-wi-fi-proximo-aos-testiculos-pode-diminuir-motilidade-dos-espermatozoides-e-aumentar-a-fragmentacao-do-dna-diz-estudo-publicado-pela-fertility-and-sterility.htm>. Acesso em: 16 ago. 2012.


Imagem: Zero

Outras fontes: 
Fertility and Sterility
Blog Acadêmico
Planeta sustentável
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...