segunda-feira, 6 de agosto de 2012


. .
Currículo Lattes: você sabe o que é e como ter um?

"O que exatamente é o Currículo Lattes? Como faço para ter um?" Você já se perguntou isso na hora de realizar a inscrição para algum curso? É. Muita gente nem faz ideia do que seja, ou muitos nem sempre os atualizam. Saiba mais sobre isso, e muito mais da Plataforma Lattes do CNPq.


O que é o CNPq?

A sigla CNPq referencia o significado de Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, criado em 1951, segundo o portal da Educação do governo do Brasil. É um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), cujo objetivo inicial era promover e estimular o desenvolvimento da ciência no campo da física nuclear, importante naquele momento. Porém seu papel ampliou-se com o passar do tempo para o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, com bolsas e auxílios.
Daí em diante, firmou-se o nome de Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq.
Segundo dados do próprio governo, atualmente cerca de 37 países recebem bolsistas contemplados pelo CNPq.

O que é a Plataforma Lattes?

Levando o nome de um dos maiores cientistas brasileiros, o físico César Lattes, trata-se do banco de dados elaborado pelo CNPq para integrar em um único sistema nacional as bases de dados de currículo de grupos de pesquisas e instituições da área de ciência e tecnologia.
Sua importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.

O que é o Currículo Lattes?

É o que muita gente realmente se pergunta. Trata-se de um componente da Plataforma Lattes, para que registremos nossas atividades acadêmicas e profissionais no banco de dados nacional. Foi criado em 1999, porém essa ideia vem desde 1980; e atualmente é adotado pela maioria das universidades e demais instituições para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos.
Assim como em muitos cursos que analisam histórico escolar e currículo para seleção dos candidatos que estão concorrendo à uma vaga, o Currículo Lattes é indispensável também para a obtenção de bolsas de auxílio financiadas pelo CNPq.
Em 2009, o CNPq lançou uma nova versão da ferramenta, que ganhou novas funcionalidades – como a possibilidade de consultar citações em artigos publicados em revistas indexadas no Web of Science (uma das mais relevantes na área da ciência), e a possibilidade de realizar cruzamento de dados. 

Como faço para cadastrar meu Currículo Lattes? Preciso ter carreira científica?

O Currículo Lattes é um instrumento que registra informações profissionais de cientistas, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais autônomos, funcionários de empresas, governos e organizações civis etc. Portanto, para cadastrar o seu currículo na Plataforma Lattes,  não é preciso ter carreira científica ou acadêmica, qualquer pessoa pode fazer uso da ferramenta, basta acessar a Plataforma Lattes no site do CNPq (http://lattes.cnpq.br/). É preciso ter em mãos os documentos de Identidade e CPF, e é simples: siga os cinco passos do processo indicados na própria página, depois de cadastrar seu e-mail. 
Os currículos inseridos na Plataforma Lattes podem ser usados individualmente pelos seus titulares e podem ser acessados por terceiros por via de um sistema de buscas. As informações registradas no Currículo Lattes incluem formação educacional, publicações, atividades exercidas, vínculos institucionais atuais e passados, participações em congressos e eventos, produtos gerados e patenteados, bolsas e financiamentos obtidos etc.

Qual a importância da plataforma para os pesquisadores?
A princípio, a importância do Currículo Lattes pode parecer apenas para controle via CNPq. Porém, quem mais se beneficia são os próprios pesquisadores, pois estes podem procurar pessoas com grade curricular interessante para sua pesquisa, além de permitir a integração de todos os envolvidos com a pesquisa no país.
Outra grande importância, já citada acima, é a análise apenas do Currículo Lattes em algumas instituições para obtenção de vagas em determinados cursos (principalmente cursos de extensão em Universidades Federais e Estaduais), além de ser um dos requisitos exigidos para a obtenção da bolsa de auxílio do CNPq, para financiamento das pesquisas.

http://lattes.cnpq.br/







Outras fontes:

2 comentaram

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...