terça-feira, 7 de agosto de 2012


. .
Gattaca - a experiência genética

Quer mais uma dica de filme? Agora o assunto é genética, e não epidemiologia como em "Contágio".
Já ouviu falar em "Gattaca - a experiência genética"? Inicialmente, senti que seria apenas mais um filme de ficção científica, mas ao longo do filme, vamos nos prendendo à história que é um tanto quanto intrigante e surpreendente. É claro que alguns erros ocorrem nesse tipo de filme, porém por ser de 1997, são até que perdoáveis. Mas para começar, a ideia do nome já é bastante atrativa: GATTACA corresponde às bases nitrogenadas que compõem o DNA (Guanina, Adenina, Timina e Citosina).
Como a maioria dos filmes de ficção científica, a história passa-se no futuro, no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, e as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "invalidas". Sendo assim, pais escolhem as características dos seus filhos, e são criados seres perfeitas, o que faz com que as pessoas tenham seu destino traçado através do seu código genético. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem, para realizar seu sonho de ser piloto na empresa Gattaca. Para isso, Vicent assume a identidade Jerome Eugene Morrow (Jude Law), através de um agente clandestino que contrabandeia identidades genéticas.
Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado e acabar com o seu sonho.

Por ser um filme um tanto quanto antigo, a imagem não é "maravilhosa", nem tão pouco há super efeitos especiais. No entanto, a mensagem retratada no filme é espetacular. Até quando o avanço da ciência é positivo, no sentido de tornar a vida humana mais confortável? É ético escolher todas as características dos seus descendentes e excluir os outros? É um bom filme para se relembrar das aulas de bioética, e talvez aplicar um pouco do seu conhecimento de genética.

Para mais informações e fotos do filme, clique aqui.

P.S.: Não consegui o link para assistir online ou fazer o download, quem tiver e quiser compartilhar,deixe nos comentários.
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...