quinta-feira, 2 de agosto de 2012


. .
Especial Unip - 4º semestre


Essa postagem é uma continuação do que temos postado aqui a cada início de semestre, para que fiquemos por dentro do que encontraremos quando as férias terminarem. Como já dito antes, é especial para os acadêmicos do 4º semestre da Unip, mas é claro que cairá muito bem aos leitores do Biomedicina em Ação.

   É pessoal, o circo está se fechando! As coisas realmente estão ficando mais sérias (se você achava que já não estavam), e sim, estão cada vez mais difíceis. Faltam 15 dias para o retorno das aulas, e o medo (ou ansiedade) já veio bater à nossa porta. Sabe aquela imunologia que "mata" todo mundo? Pois então, é hora de encarar. E que tal colocar a mão na massa com parasitologia clínica? Vamos ao que teremos que encarar já na primeira semana de agosto:
PARASITOLOGIA CLÍNICA


   Continuaremos com parasito este semestre, mas agora parasito clínica. Esta disciplina tem como objetivo maior transmitir os conhecimentos necessários para o diagnóstico clínico e laboratorial dos principais protozoários e helmintos humanos. Para tanto os conceitos fundamentais serão reforçados; assim, será dada alguma ênfase quanto a morfologia, patogenia, sintomatologia e profilaxia, além do ensino de técnicas de laboratório para o diagnóstico daquelas parasitoses.

Dica: é sempre bom ter um livro texto por perto,então a dica é Neves. Baixe-o clicando aqui.

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA


   Houve uma mudança no início deste ano, na grade curricular da Unip, e os calouros de biomedicina tiveram esta disciplina já no primeiro semestre, porém nós teremos somente agora. A epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública.
    Considerada como a principal “ciência básica” da saúde coletiva, a Epidemiologia analisa a ocorrência de doenças em massa, ou seja, em sociedades, coletividades, classes socias, grupos específicos, dentre outros levando em consideração causas categoricas dos geradores estados ou eventos relacionados à saúde das populações características e suas aplicações no controle de problemas de saúde.


MICROBIOLOGIA E MICOLOGIA BÁSICA


    A microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactériasfungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.
   Já a micologia é a ciência que estuda os fungos, através de pesquisas em taxonomiasistemáticamorfologiafisiologiabioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitassaprófitos ou decompositores.

EMBRIOLOGIA E REPRODUÇÃO HUMANA


    Embriologia é a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação. A disciplina visa apresentar os conceitos básicos sobre a Embriologia, tais como gametogênese, fecundação, nidação, etc. A disciplina de Reprodução Humana procura abordar principalmente as técnicas de inseminação artificial, fertilização in vitro, tratamento da infertilidade, formas de reprodução assistida, etc. 

IMUNOLOGIA BÁSICA
    Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunológico. Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitroin situ e in vivo

GENÉTICA E CITOGENÉTICA
     
   A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração. Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
   Já a citogenética é o estudo detalhado das células através dos cromossomos, tal como sua estrutura, composição, desenvolvimento e evolução nas doenças.

Pessoal, que nós comecemos o semestre com muita garra, foco e fé! E que terminemos o ano com notas que nos façam orgulhosos do nosso esforço!


Fontes: wikipedia / beira do rio / fotos do google

0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...