sábado, 10 de dezembro de 2011


. .
Corrida de células!

Não, a autora do blog NÃO está ficando maluca, e nem você entendeu errado o título da postagem. É isso mesmo: UMA CORRIDA DE CÉLULAS NATURAIS E MODIFICADAS!


A notícia é da revista Ciência Hoje, que trouxe os dizeres: Corrida maluca. A inusitada corrida das células com o objetivo de atravessar a placa de Petri e descobrir qual é a célula mais rápida, não ocorreu apenas para a diversão dos pesquisadores do mundo todo, como parece. A competição, que foi filmada simultaneamente nos EUA, Cingapura, França e Inglaterra, teve sim um propósito, como afirma Matthieu Piel, do Instituto Curie (França): “Queríamos criar um evento divertido para a comunidade de pesquisadores que trabalha com migração celular e esperávamos que a corrida nos ajudasse a descobrir algumas da regras universais por trás desse processo de migração, o que de fato aconteceu”.


Bom, e quais foram as vencedoras? O resutado da "World cell race" foi divulgado na "51ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Biologia Celular", e deu a vitória às células-tronco embrionárias da Cingapura.


Além de uma notícia totalmente diferente ao meio científico, a pesquisa em forma de corrida de células proporcionou aos pesquisadores concluir que quanto mais rápida a célula migra de uma lado a outro, menos ela muda sua direção, e que as mais lentas não seguem um mesmo sentido constantemente. Observou-se também que as células que alcançaram o segundo lugar foram as células cancerígenas. De acordo com a revista "essa informação pode ser muito útil para entender melhor os mecanismos de propagação da doença", como afirma Piel.

Veja abaixo um trecho da inusitada corrida:


E não para por aí. Os pesquisadores prometem novas corridas, com algumas alterações nas regras! O que nos resta é esperar e conferir.


Fonte: Sofia Moutinho, Ciência Hoje On-lin <http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/12/corrida-maluca>
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...