segunda-feira, 30 de junho de 2014


. .
Portadores do vírus HIV são menos suscetíveis ao vírus da gripe A, diz estudo do IOC

Título do artigo na Plos One - 30/06/2014

Hoje (30), foi pulicado na revista científica Plos One, uma pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), sobre a susceptibilidade de portadores do vírus HIV em relação ao vírus da gripe A, o H1N1. O pesquisador Thiago Moreno explica que pacientes infectados pelo HIV são menos suscetíveis ao H1N1, o que é uma surpresa, já que esses pacientes apresentam-se em condição de imunocomprometimento, assim como portadores de cânceres ou transplantados. Ao contrários destes, os pacientes com HIV “não tiveram uma maior gravidade quando infectados pelo H1N1”, durante a pandemia de 2009.
Isso pode ser explicado pelo fato de que o vírus HIV inibe a replicação do vírus H1N1, expressando fatores de restrição, em especial uma proteína chamada IFITM3. “É como se o HIV se protegesse para que aquele organismo não fosse infectado por outro vírus, que iria competir com ele pela mesma célula”. As células demonstradas no estudo em que ocorre tal fenômeno são as células epiteliais do trato respiratório e os macrófagos, sendo as primeiras o principal local de replicação do H1N1.
"O HIV não infecta essas células. Mas partículas de HIV podem entrar em contato com a superfície dessas células. Isso basta para induzir essa resposta de aumento de IFITM3, que bloqueia a entrada de Influenza na célula", explica o pesquisador.
Além disso, a infecção estimula o recrutamento de células imunológicas, como os macrófagos “que são células suscetíveis tanto ao HIV quanto ao Influenza. E mesmo nessas células, a infecção pelo HIV leva a esse aumento do fator de restrição IFITM3, que bloqueia a entrada do Influenza, e a chegada do material genético do Influenza ao núcleo da célula", afirma.
A ideia agora é encontrar a porção da proteína IFITM3 que induz tal resposta, para que novas terapias para a gripe A e outras doenças como a dengue e a febre do Nilo, possam ser desenvolvidas.

Fontes: INFO e Folha Vitória. 

0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...