quinta-feira, 21 de março de 2013


. .
Jovens universitários de NY criam gel para controle de hemorragias

A notícia vem do New York Post (Via Superinteressante).

Dois jovens universitários da Universidade de Nova York (NYU), Joe Landolina e Isaac Miller descobriram uma maneira de estancar sangramentos até mesmo mais intensos. Trata-se de um gel, o qual recebeu o nome de Veti-Gel. Segundo a Fox News, o gel é uma versão artificial da matrix extracelular do tecido conjuntivo. 
 Joe Landolina, de 20 anos. (Imagem: New York Post).
Eles usaram polímeros que se unem para cobrir o ferimento. “É como se disséssemos para o eu corpo parar a hemorragia.”, diz Landolina. Mas isto vai além de ferimentos superficiais. O gel é capaz de parar hemorragias graves em órgãos internos e artérias principais. Os testes foram realizados em ratos, e foi possível parar imediatamente o sangramento após corte no fígado e artéria carótida dos animais.
“Não existe uma maneira rápida para controlar sangramentos, exceto manter muitas gazes sobre a ferida”, disse Landolina. “Pensei que se eu pudesse colocar este gel ali, ele se solidificaria e pararia o fluxo de sangue“.
Depois dos experimentos com ratos, o foco se voltou para a carne suína. Com humor, o universitário conta: “Eu fui até um açougueiro no Brooklyn e disse que precisava da carne mais fresca que ele tivesse, e foi o lombo de porco”. O vídeo mostra a ação imediata do gel com a carne de porco, simulando uma hemorragia real.
É surpreendente como o sangue que fluía normalmente é barrado pelo gel em fração de segundos. Há ainda a aplicação de um segundo líquido que acelera a coagulação.



O próximo passo de Landolina e Miller será o teste in vivo, em animais maiores como porcos e ovelhas, sob a supervisão do cirurgião cardiovascular do Hospital de Englewood (NJ), o Dr. Herbert Dardik.

0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...