Nos últimos anos, muito se fala no tal Ouvido Biônico, ou se preferir, Implante Coclear (o nome correto). Mas você sabe do que se trata? O aparelho, considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina, existe há alguns anos e atualmente é usado por mais de 100 mil pessoas no mundo, segundo o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e está melhorando a qualidade de vida de muita gente!
O Implante Coclear (ou popular "ouvido biônico") é um equipamento eletrônico computadorizado indicado para pessoas com surdez total ou quase total. Este aparelho é implantado cirugicamente no ouvido do paciente, para que haja estímulos nos nervos da audição.
O funcionamento do implante coclear difere do Aasi (Aparelho de Amplificação Sonora Individual). O Aasi amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimular as fibras neurais em diferentes regiões.
Trata-se do recurso mais avançado para o tratamento da surdez, no mundo todo. O Brasil possui o CBIC (Central Brasileira de Implante Coclear), que é referência internacional.
O implante coclear é composto por duas partes: uma unidade interna e outra externa.
A unidade interna

A unidade externa

Funciona da seguinte forma (no primeiro vídeo,há também uma explicação sobre isso):
![]() |
Imagem do Google |
De acordo com resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) o implante agora está agora incluído no "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde", que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999. No SUS, a cirurgia também pode ser realizada em centros especializados, segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, em 2010. Um desses centros é a Unicamp, em Campinas - SP.
Veja abaixo a história de Juliano, o primeiro paciente a realizar o implante no Vale do Paraíba:
Fontes:
0 comentários :
Postar um comentário