sábado, 4 de fevereiro de 2012


. .
Especial Unip - 3° semestre

Essa postagem é especial para os acadêmicos do 3º semestre da Unip, mas é claro que cairá muito bem aos leitores do Biomedicina em Ação.

  Mais um semestre se inicia, e com ela as expectativas do que veremos, de como serão as aulas, enfim. É sempre uma ansiedade muito grande, já que cada período é como se fosse um ano em nossa vida acadêmica. E o que nos deixa mais ansiosos é quanto à grade curricular, que se renova a cada semestre, e com certeza vai tornando o curso mais interessante. Esta postagem tratará justamente disso.
  A intenção é apresentar de forma simples, rápida e clara, um pouco de cada disciplina. Vamos a elas:



PARASITOLOGIA

Ciência que estuda os parasitas e seus hospedeiros. 



"O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo. Estes organismos podem ser animais, vegetais, fungos, protozoários, bactérias ou vírus. Portanto, para definir o campo da PARASITOLOGIA, o foco não é determinado tipo de organismo ou ambiente, mas a constatação de um comportamento parasitário. Quando a interação é benéfica para ambas as partes, recebe o nome de simbiose, e não faz parte do campo de estudos da PARASITOLOGIA."



  A Parasitologia forma uma síntese com outras disciplinas, e traz para si técnicas de campos como imunologia, genética, evolução, biologia celular, etc.Seus principais objetivos são tratamento de sintomas e doenças provocadas por parasitas, criar métodos de profilaxia de doenças em humanos e animas e desenvolver processos e identificar epidemias parasitárias. As doenças provocadas por parasitas são muitos sérias, e podem levar o indivíduo à morte. Dentre elas estão a giardíase, malária, esquistossomose, teníase, amebíase, filariose, etc.
  Para saber mais e acompanhar estudos sobre este assunto, CLIQUE AQUI. - Sociedade Brasileira de Parasitologia.


BIOQUÍMICA METABÓLICA
É empregada em assuntos como a degradação de aminoácidos e do ciclo da uréia, cliclo de Krebs, vias pentoses-fosfato, vias metabólicas, glicólise, síntese e degradação do gligogênio, etc.


"Chama-se metabolismo ao conjunto de reacções químicas que ocorrem nas células, e que lhe permitem manter-se viva, crescer e dividir-se."

  E esse é a hora pessoal!!! Todos os estudantes de biomedicina um dia terão que se deparar com o famoso MAPA METABÓLICO, ou como muitos chamam, MAPA DIABÓLICO (rsrs). 


HISTOLOGIA

Ciência que estuda a estrutura do material biológico e a relação entre seus componentes. 


  O conjunto de células especializadas em determinadas funções dá origem aos tecidos, que são divididos em epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Há associada à Histologia, disciplinas como bioquímica, biologia molecular e a fisiologia, como base para o entendimento dos processos patológicos.
  Temos aqui uma dica de um Atlas de Histologia online,veja clicando aqui.


FISIOPATOLOGIA

Ciência que estuda os mecanismos que levam a surgir doenças, fazendo com que conheçamos suas causas e encontremos prevenção e tratamentos.


  Vimos no semestre passado a Fisiologia, e aprendendo como funcionam os mecanismos que agem no corpo humano. A Fisiopatologia é uma extensão destes estudos, visando o tratamento e a cura de doenças provenientes de problemas que afetam o funcionamento do organismo.

Clique aqui e conheça mais sobre a fisiopatologia do câncer.


ANATOMIA PATOLÓGICA

Lida com diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópico de células e tecidos.


O patologista tem ampla atuação na ciência médica. Existem patologistas dedicados preferencialmente ao desenvolvimento científico, geralmente através da patologia experimental. Outros atuam preferencialmente na sala de necrópsia, no estudo da história natural das doenças, outros ainda atuam preferencialmente em patologia cirúrgica diagnóstica e citopatologia, além de serem responsáveis pela análise e elaboração de laudos (pareceres médicos)em exames utilizando-se a técnica de imuno-histoquímica. Aqueles que se dedicam preferencialmente à patologia diagnóstica são denominados patologistas cirúrgicos.



FISIOLOGIA APLICADA E PSICOBIOLOGIA

Fisiologia é a ciência que estuda as funções bioquímicas, mecânicas e físicas do nosso corpo. A psicobiologia está ligada à base biológica dos processos mentais, ou seja, busca entender a relação entre corpo e mente.


  Aqui, a fisiologia se une à psicobiologia para estudarmos as estruturas dos processos biológicos, sobre o comportamento, atenção, aprendizagem, sensações, etc. Disciplinas próximas e que estudam, em parte, os mesmos fenômenos são a neuropsicologia, a psicologia cognitiva e a psicofisiologia.


COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

Realização de coleta de amostras biológicas como sangue, fezes, urina, secreção prostática, etc; para a realização de diferentes tipos de exames. 


  Encontramos uma cartilha que explica de forma simples como deve ser feita a coleta de sangue. clique aqui e veja.

okokkookokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então, é isso! E que comecemos com o pé direito em mais uma etapa!
1 comentaram

Um comentário :

  1. Bom dia! Vou inciar o curso de Biomedicina na unip esse semestre e gostaria de saber se tem um artigo como esse destacando as disciplinas do 1° Semestre. Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...