A
biomedicina é uma profissão com diversas facetas. Atualmente podemos atuar em 33
áreas distintas. E então vem a pergunta, qual devo seguir?
Em
muitas situações a primeira pergunta do aluno é: “Professor, e o mercado de
trabalho? E a remuneração? ” De fato, são perguntas importantes que devem ser
analisadas. Porém, questiono: são essenciais?
Existe
uma diferença singular entre essencial e fundamental. Fundamental é aquilo que
se pode ter, mas sozinho não supre nossas necessidades. Dinheiro é fundamental,
mas apenas o dinheiro, sem amizades não é suficiente. Essencial é aquilo que
temos que ter. Amor, fraternidade, amizade. Logo, já temos a resposta da
pergunta anterior: a pergunta que geralmente fazemos sobre as especialidades, é
fundamental, não é essencial.
E
o que é essencial na escolha de uma especialidade? Existe outra diferença
limítrofe sobre nossa escolha: qual diferença entre Trabalho e Emprego? Qual
dos dois você quer ter? Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida.
Você pode ter um excelente emprego, porém sem nenhuma qualidade de vida. Por
outro lado, você pode trabalhar muito, sem ter quase nenhuma fonte de renda. E
neste ponto temos algo importante a diferença entre stress e cansaço. Quando
temos um trabalho, muito provavelmente você irá ter cansaço, mas não stress.
Stress é ocasionado quando você não entende o que você faz, quando não sabe o
porquê de estar ali. O cansaço é natural. Quando fazemos esporte nós cansamos,
mas não ficamos estressados. Logo, meu
conselho: procure um trabalho, algo que te canse, não que estresse.
O
que nós procuramos, ou pelo menos, que devemos procurar durante a vida é sermos
importantes. Transformar a vida em algo grandioso, importante. E o importante
não é ser famoso, é fazer a diferença, é na sua ausência, fazer falta. Sendo
assim, escolha algo que ame, que irá fazer com prazer, sem querer que acabe,
pois fará bem feito e assim será o melhor que você puder. Para estes
profissionais sempre haverá espaço, mercado de trabalho e boa remuneração.
Etimologicamente, a palavra neurociência
quer dizer: qualquer ciência, ramo
de ciência ou conjunto de conhecimentos que se refere ao sistema nervoso.
É uma área apaixonante, que nos apresenta várias vertentes e possibilidades de
estudos. No Brasil, temos uma grande neurocientista, Suzana Herculano-Houzel,
que além de produzir ciência, luta pelo reconhecimento do cientista como
profissional.
Mas hoje, viemos apresentar a vocês,
uma neurocientista que muitos conhecem na ficção, mas poucos sabem que ela é
Ph.D em neurociência na vida real. Já ouviu falar da atriz Mayim Bialik?
Melhor... a Amy Farah Foweler, uma nerd neurocientista, namorada do Sheldon (Jim
Parsons), da série americana The Big Bang Theory. Conseguiu identificar?
Pois é, ela não só interpreta uma
cientista como vive isso na realidade. Mayim Bialik é doutora em neurociência.
Foi aceita em Harvard e Yale, mas recebeu seu Ph.D pela UCLA (University of
California, Los Angeles) em 2008. Além de neurocientista, é autora de dois
livros.
Mayim Bialik com um dos seus livros
Como atriz, foi indicada três vezes ao
Emmy de melhor atriz coadjuvante pela sua interpretação em The Big Bang Theory,
onde interpreta uma nerd cientista com um toque de excentricidade. Bialik é a
única atriz da série de nerds a ostentar o título na vida real.
Cenas de The Big Bang Theory
Em um vídeo publicado em 2013 pelo
canal do youtube “NOVA's Secret
Life of Scientists and Engineers”, Mayim conta sobre a sua paixão
pela ciência que vem desde criança, mas que nunca se imaginou seguindo esta
carreira. “Eu achava que ser cientista era difícil demais e que eu não havia
sido feita para isso”, diz. Mas na época de Blossom (uma série dos anos 90),
seu desejo por se tornar cientista foi ainda maior pelo incentivo de uma
professora. Seguiu então para a UCLA assim que o seriado acabou. Se dedicou ao
doutorado e ao ensino em universidades.
Voltou à TV para interpretar uma
personagem que tem muito dela mesma. “Amy tem um pouco de mim, ou melhor,
várias coisas. Não é difícil interpretá-la porque empresto algumas
características minhas a ela e a combinação disso é o que a torna divertida e séria
ao mesmo tempo”. E Mayim ainda afirma o seu amor pela ciência e pela arte, e
diz que é sim possível se apaixonar pelos dois ao mesmo tempo. Afirma ainda diz
que seus professores a questionavam sobre o mundo da fama como atriz, e ela
respondia: “mas ser uma cientista pode ser tão excitante, criativo e interessante
quanto ser atriz”.
Um ponto que levantamos aqui é o que o
site Guia do Estudante chamou a atenção: não é preciso se focar em uma só área
e não se permitir conhecer ambientes totalmente distintos. Além disso, Mayim e
a brasileira Suzana Herculano estão mostrando ao mundo que as mulheres estão
cada vez mais inseridas na ciência, produzindo e se aperfeiçoando. Não deixa de
ser um orgulho a todos nós!
A Domus Cursos é uma empresa criada
por biomédicos para levar conhecimento às diversas áreas da saúde. A missão é
transmitir e renovar conhecimentos de forma qualitativa, madura, responsável,
harmônica e dinâmica. É exatamente isso que os alunos da Domus encontram! 100%
de aprovação no Minicurso de Circulação Extracorpórea com Ms. Élio Barreto de
Carvalho Filho (Biomédico, Perfusionista, Microbiologista, Vice-Presidente da
Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, colunista do Biomedicina em
Ação e Diretor Geral da Domus Cursos) e com o Perf. Júlio Cesar (Biólogo,
Perfusionista Titular da equipe de cirurgia da PUC-Campinas).
O Minicurso de CEC aconteceu no dia 26
de agosto de 2015, e contou com a participação de estudantes e profissionais da
biomedicina e outras áreas da saúde. Uma delas foi a Vanessa, sorteada pela
parceria Domus Cursos e Biomedicina em Ação.
“Vim hoje prestigiar o curso de
perfusão. É uma área, desde o primeiro semestre, foi a minha primeira opção
quando pesquisei as áreas de atuação do biomédico. Então foi ótimo esse curso!
Tive a oportunidade de vir porque fui sorteada! Este sorteio para mim foi tudo
de bom! Quero agradecer à Domus e ao Biomedicina em Ação por ter sido
contemplada. Fiquei muito feliz por isso, e mais feliz ainda pelo aprendizado.
Só tenho a agradecer, e que venham os próximos cursos!” (Vanessa, estudante de
Biomedicina – Universidade Paulista, Campinas.)
“Eu
fiz o curso por curiosidade mesmo... Não tinha muita informação sobre a área,
por isso vim conhecer. Gostei muito, porque eles passaram noções básicas de
fisiologia e anatomia antes de chegar ao equipamento, então foi muito mais
fácil entender do que se fosse algo solto. Os profissionais que ministraram o
curso são muito bem preparados e a organização foi excelente.” (Rafaela Prado,
estudante de Biomedicina – Universidade Paulista, Campinas.)
E tivemos alunos um tanto especiais.
Como a Giovana, que veio de Alfenas, e o Bidossessi, diretamente do Benin,
ocidente da África!
“O curso trouxe muito mais do que eu esperava. Os
professores são muito bem preparados, têm muito conhecimento, e são também
extremamente atenciosos. Eles nos estimulam, e trazem uma visão da perfusão...
não só do trabalho, mas também uma visão humanizada, de como se portar, como
tratar o paciente. Então foi muito esclarecedor! A estruturada foi ótima, e são
dois contados (Prof. Julio e Prof.Élio) que com certeza quero levar para a
minha vida. Pretendo fazer a pós-graduação em perfusão, assim que eu me
formar.” (Giovana, estudante de Biomedicina – Universidade Federal de Alfenas.)
“Meu
nome é Bidossessi Wilfreied Hounkpe. Lá (em Benim , na África) eu fiz o
mestrado em bioquímica e biologia molecular. Aqui (no Brasil), eu estou fazendo
o mestrado em ciências biomédicas sobre a anemia falciforme. Sobre o curso,
gostei muito. Foi legal, porque apesar da minha experiência, não conhecia esta área
e a descobri. Uma boa oportunidade trabalhar nessa área.” (Bidossessi Wilfreied
Hounkpe – aluno de mestrado na Universidade Estadual de Campinas.)
Bidossessi, conhecido por Will no
laboratório onde realiza a sua pesquisa, nos contou também que está há 1 ano
no Brasil, estudando o mecanismo de inflamação na anemia falciforme, com a
pesquisa voltada à imunidade inata. Fica no Brasil, oficialmente, até o próximo
ano, e pensa em continuar fazendo o doutorado aqui no país, com a mesma
pesquisa que ainda tem muitas perguntas a serem respondidas.
Equipe Domus Cursos
E já foi realizado o Curso de
Atualização em Gasometria, com o Prof. Dr. Nilson Antunes e a Me. Caroline
Shibata, da empresa Werfen. Logo aqui no blog mais sobre este e os próximos
cursos da Domus! Fiquem ligados!
A endometriose é uma doença que
acomete muitas mulheres, mas que ainda hoje é negligenciada e pouco estudada
pela comunidade científica. Isso faz com que as formas de diagnóstico sejam
escassas, e o tratamento lento e traumatizante.
Créditos na imagem.
Ela é caracterizada pela presença de
endométrio (tecido que reveste o interior do útero), fora da cavidade uterina,
ou seja, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga.
Se não tratada, as consequências da
endometriose podem variar, entretanto, as principais são a formação de
aderência nos órgãos abdominais, infertilidade e comprometimento de órgãos como
ovário, útero, bexiga e intestinos.
O comprometimento do útero foi o que
aconteceu com a tia de Georgia Gabriela, de 19 anos. Muito possivelmente você
já ouviu falar deste nome. Georgia é uma estudante brasileira, que saiu de
Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, BA, e alcançou primeiro a
oportunidade de estar em Harvard, foi aprovada em 9 universidades americanas, e
decidiu por Stanford.
A estudante se interessou pelo assunto
quando viu a doença de perto, e então percebeu o quão pouco se fala na doença,
e que no Brasil, as pesquisas acerca do tema não são muito precisas e não
evoluem. Ela foi selecionada para um programa em Harvard, onde teve a
oportunidade de mostrar seu projeto a grandes pesquisadores da área. Também
através do seu projeto, foi selecionada em Stanford, e foi convidada a
ministrar uma palestra na conferência TED, que reúne grandes pensadores e
idealizadores de projetos, para contar de suas vidas em 18 minutos ou menos. O
trabalho da estudante consiste em encontrar uma forma de diagnóstico da
endometriose mais eficaz, acessível e invasiva.
Georgia Gabriela, em palestra na conferência TED.
Esta notícia da aprovação de uma
brasileira, vinda de uma cidade da Bahia, em 9 (!!!!) universidades americanas
não é nova. Mas a partir da história de Georgia, queremos chamar atenção para
alguns pontos.
O primeiro deles é a falta de
incentivo à pesquisa no Brasil. Quem acompanha o cenário científico brasileiro
sabe o quão precário e difícil é ser cientista por aqui. A começar pelo fato de
que cientista não é profissão, é um eterno “estudante”. Haja vista o grande
barulho causado pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel (assunto para outra
postagem), que defende a profissionalização do cientista. Vemos trabalhos não
concluídos por corte de verbas, e grandes mentes saindo do país para fazer
ciência fora, onde o incentivo é maior (como a própria Georgia está fazendo). E
nós só perdemos com isso.
Outro ponto em questão é a força de
vontade. Aqui, destacamos o fato de sair da sua zona de conforto, e alcançar
lugares nunca imaginados, e com a humildade de olhar a realidade a sua volta.
Georgia está em Stanford pelo impulso que teve ao ver a sua própria comunidade,
e querer mudar.
É fácil ir todos os dias a uma
faculdade, sentar e ouvir o professor falar. Mas é importante pensar: “o que eu
posso fazer com todo esse conhecimento?”. Chega a ser egoísmo guardá-lo todo
para si. É claro que a história de Georgia é um tanto incomum de se ver, mas...
porquê não? De fato, é importante “pensar fora da caixa” para alçar voos
maiores. Não seja só mais um. Seja diferente!
Vale a pena conferir a palestra da
estudante Georgia Gabriela, na TED:
E querem um bônus? O Luiz Guilherme,
da página Vida de Biomédico, está nos EUA pelo CsF, e também teve a
oportunidade de estagiar em Harvard. Vale a pena conferir os vídeos no canal do
youtube: Luiz Hendrix.
Os Meninos do Brasil é um filme de 1978 (vocês encontram também o livro), que faz
menção às barbaridades do nazismo e aborda sob uma temática de ficção
científica, a clonagem humana. A história tem como protagonista o médico Joseph
Mengele (Gregory Peck), que fez milhares de experiências genéticas com judeus
(inclusive crianças), viveu no Paraguai e planejou o nascimento do 4º Reich.
Para obter tal objetivo, utiliza várias mães de aluguel em uma clínica
brasileira para fazer 94 clones de Hitler quando ele era um garoto, e enviá-los
para serem adotados em diversos países.
Além disso, Mengele escolhe famílias que se
pareçam com a de Hitler e cria situações para traçar o psicológico dos garotos
clonados. Entretanto Ezra Lieberman (Laurence Olivier), um judeu que é um
caçador de nazistas, descobre a trama e tenta impedir que tal plano se
concretize.
Apesar de ficção científica, o filme trata da
realidade. Mengele foi um médico alemão, conhecido como “Anjo da Morte” que se
filiou ao partido nazista na Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, ele
fugiu para a América do Sul, passando pelo Brasil, onde montou um laboratório
para realizar suas experiências genéticas.
Há questionamentos sobre a
veracidade das experiências com clones apresentada no filme. Isto porque em
Cândido Godói, uma pequena comunidade no sul do Brasil, há mais de 50 pares de
gêmeos, sendo a maioria deles loiros e de olhos azuis. Os rumores indicam que possivelmente
um médico alemão passou por lá, e relatos de que foram feitas muitas
experiências com gêmeos e mulheres, com aplicação de medicamentos desconhecidos
e inseminação artificial.
Gêmeos de Cândido Godói
Alguns pesquisadores descartaram o envolvimento
de Mengele com esse fenômeno, mas obviamente, os rumores continuaram. Esse foi
o tema de um documentário da National Geographic: “Os gêmeos de Mengele”.
Este é um filme que retrata bem a bioética, uma
das questões a serem trabalhadas pelo biomédico, mesmo antes de entrar na profissão.
Sobre este filme, bioética e outras indicações de livros e séries, ouça o novo
episódio do Biomedcast!
Fui convidada a dar um toque feminino ao cast,
representando o XX que estava faltando ali em meio aos XY! Rsrs O cast está bastante
divertido e informativo. Esperamos que gostem!
A identificação presuntiva de bacilos gram
negativos como Escherichia, Shigella,
Samonella, Citrobacter, Enterobacter, Serratia, Proteus, Klebsiella, Hafnia,
Pantoea, Morganella, Providencia, Yersinia, pode ser facilitada manualmente
por uma série bioquímica simples. Esta série pode ser uma associação de três
meios: EPM, MILI e CITRATO.
·Meio Citrato: o princípio do teste é determinar a capacidade do microrganismo
de utilizar o citrato de sódio como única fonte de carbono para seu metabolismo
e crescimento. A produção da cor azul após 24 horas de incubação à 35ºC +/- 2ºC
indica a presença de produtos alcalinos e positivo para utilização do citrato.
·Meio EPM: o aparecimento de bolhas ou o deslocamento do meio de cultura do
fundo do tubo indica a produção de gás, e determina a capacidade de produção de
CO2 a partir da fermentação da glicose. O enegrecimento do meio em
qualquer intensidade indica a produção de H2S, e determina a
produção de íons S-2 a partir do metabolismo bacteriano. O aparecimento da cor
azul ou verde azulada (reação fraca) que se estende para a base do meio,
envolvendo-a totalmente ou não, determinando a capacidade do microrganismo de
utilizar a ureia, formando duas moléculas de amônia pela ação da enzima uréase.
O aparecimento da cor verde na superfície indica a desaminação do triptofano, e
a fermentação da glicose é indicada também pela cor amarela na base do tubo.
·Meio MILI: determina a motilidade, a descarboxilação da lisina e a produção
de indol. A bactéria móvel cresce além da linha de picada. A imóvel somente
nesta linha. O teste visa verificar se a bactéria é móvel ou imóvel, o que
ajuda a diferenciar alguns gêneros. Determina-se a capacidade de
descarboxilação da lisina pela cor do meio. Quando o meio adquire uma cor
amarelada, indica que o aminoácido não é utilizado e não á ação da enzima
lisina descaboxilase. Quando o meio atinge uma cor púrpura acentuada ou
discreta, a lisina é descaboxilada. Para a determinação da produção de indol,
adiciona-se 3 gotas de reativo de Kovacs à superfície do meio e agita-se
levemente. Quando a bactéria produz indol, o reativo adquire cor rosa ou
vermelha. Quando não produz, o reativo mantém sua cor inalterada. É um dos
produtos de degradação do metabolismo do triptofano, este quando quebrado,
indol, ácido pirúvico e amônia são produzidos.
É
importante lembrar que a utilização de outros meios também é válida, como TSI e
Meio IAL.
Indicação
de bibliografia para análise e identificação:
Livro: Oplustil,
Carmem Paz, et al. Procedimentos básicos em microbiologia clínica. 3 ed. São
Paulo : SAVIER, 2010.
Apostila: Brasil.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Microbiologia Clinica para o Controle
de Infecção Relacionada a Assistência a Saúde. Modulo 6 : Detecção e identificação
de bactérias de importância medica /Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.–Brasília: Anvisa, 2013.
Os antibióticos pertencem a uma classe
de medicamentos muito importante. E a realização e a interpretação do teste de
sensibilidade a estes antimicrobianos (TSA) é um dos testes mais desafiadores
nos laboratórios de microbiologia. O vídeo que trazemos hoje trata desde a
microbiologia básica à escolha clínica dos antibióticos, passando pelas classes
dos mesmos. Embora os biomédicos não estejam envolvidos diretamente na escolha
dos antibióticos para o tratamento das infecções, é importante que se conheça
mais sobre eles.
Os enterococos são cocos gram positivos
normalmente presentes no trato gastrointestinal e trato genital feminino, e
comumente, não são muito virulentos. São instrinsecamente resistentes a clindamicina,
penicilinas, cefalosporinas e outros betalactâmicos, e possuem pouca eficácia
in vivo a cotrimoxazol, quinolonas, tetraciclina e cloranfenicol. As combinações
eficazes são com penicilina, ampicilina ou vancomicina + gentamicina ou
estreptomicina. Entretanto, a resistência a aminoglicosídeos está cada vez mais
frequente, assim como a ampicilina.
A resistência à vancomicina foi descrita
primeiramente nos Estados Unidos, na década de 80 e desde então foi observado
um aumento das infecções e colonizações por VRE. A sigla de VRE significa “Vancomycin-resistence
enterococcus”, e pode ser traduzida para o português como sendo “enterococo
resistente a vancomicina” (ERV). No Brasil, o primeiro VRE foi identificado em
um hospital de Curitiba, em 1996 em um hospital de Curitiba, e a partir de
então relatos dessa resistência são descritos em diversos hospitais
brasileiros.
O Gênero Enterococcus
é representado por nove espécies. Não obstante, o Enterococcus faecalis e o Enterococcus
faecium são as principais espécies causadoras de infecções no ser humano. A
infecção geralmente ocorre a partir da microbiota endógena após manipulação
gastrointestinal, por transmissão cruzada pelas mãos de profissionais da saúde
em ambientes hospitalares, e equipamentos médicos, como estetoscópios.
Nessas espécies, há a presença de genes vanA e vanB, que
codificam altos níveis de resistência à vancomicina, e são os de maior
interesse devido a ampla capacidade que esses microrganismos apresentam para
disseminação mundial.
Enterococcus
gallinarum e Enterococcus
casseliflavus são espécies intrinsicamente resistentes a baixos níveis de
vancomicina e têm sido descritos como colonizadores do trato intestinal humano.
Os pacientes com maior risco para aquisição
de infecção ou colonização por VRE são:
• Pacientes com doença de base severa (neoplasias, hepatopatas,
nefropatas) ou imunossupressão (pacientes submetidos a transplantes ou em
quimioterapia).
• Pacientes submetidos à cirurgia abdominal ou cárdio-torácica.
• Pacientes submetidos à sondagem vesical ou cateterismo venoso
central.
• Pacientes com internação prolongada ou que receberam múltiplos
antibióticos, incluindo vancomicina.
NOTA: o paciente colonizado é aquele que é portador da bactéria,
mas que não desenvolve a doença infecciosa e pode representar agente de
disseminação da bactéria. O infectado é aquele que tem o processo infeccioso
pelo VRE.
Cultura e identificação
As culturas de vigilância em ambiente
hospitalar são realizadas a partir de swab retal. Utiliza-se meios de cultura
líquido e sólido, que permitem a inibição do crescimento de bactérias sensíveis
a Vancomicina, proporcionando a seletividade de bactérias resistentes a este. O
procedimento se dá da seguinte forma:
·As amostras semeadas em meio líquido BHI-vanco são analisadas após
incubação por 24 horas em estufa bacteriológica.
·Após este período, se houver turvação no tubo, semeia-se em meio
Bea-vanco.
·Após mais 24 horas, se houver mudança de colocação do meio para
preto, indicando consumo da bile esculina presente no meio, semeia-se em Ágar
Sangue. Se não houver crescimento, deve-se aguarda até 48 horas para liberar o
exame.
·Se houver crescimento de colônias acinzentadas, realiza-se o teste
PYR. Se este for negativo, o exame é liberado como negativo para VRE. Se
positivo, faz-se a identificação automatizada ou série bioquímica com telurito,
arabinose, bile esculina e NaCl 0,5%.
·Se o resultado for E.
faecalis ou E. faecium, deve-se
verificar o MIC (concentração mínima inibitória) de Vancomicina, com fita de
E-test. Se o MIC for maior que 256 mcg/mL, solta-se o resultado positivo para
VRE, com a identificação e MIC do microrganismo. Para isso, deve-se fazer um
inóculo na escala 0,5 de McFarland e deve-se depositar 10µl na superfície do
meio Mueller-Hinton.
BÔNUS: Vídeos sobre
vancomicina e sobre a resitência
Fontes:
Oplustil, Carmem Paz, et al. Procedimentos
básicos em microbiologia clínica. 3 ed. São Paulo : SAVIER, 2010.
CDC
Levin, Anna Sara. Enterococcus resistente a
resistente a vancomicina. Universidade de São Paulo Departamento de Moléstias
Infecciosas e Parasitárias.
Nota Técnica – Enterococo resistente à
vancomicina (VER ou VRE). Secretaria de Estado de Saúde Coordenadoria de
Controle de Doenças – CCD Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre
Vranjac”, Divisão de Infecção Hospitalar.
Os microbiologistas sempre defendem a beleza
da microbiologia e o quão incrível é acompanhar o crescimento de culturas e
observar as características de cada uma. A microbiologia por si só já é
encantadora, com todas as suas cores e formas. Claro que só quem é apaixonado
pela área concordará com isso, e é claro também que quando falamos de microrganismos
patogênicos, a beleza acaba ficando em segundo plano.
O fotógrafo e microbiologista Seung-Hwan Oh,
também conhecido por Tonio Oh, consegue chamar a atenção mesmo daqueles que não
gostam de microbiologia. Isso porque ele mistura arte e ciência como ninguém.
Oh mistura o orgânico ao artificial, “tratando” as suas fotos com um composto
cheio de bactérias. O fotógrafo diz que a sua intenção é “explorar a impermanência
da matéria, bem como as limitações materiais da fotografia”. As bactérias
literalmente consomem as fotos e causam efeitos incrivelmente belos.