terça-feira, 28 de julho de 2015


. .
Telelab - educação continuada para profissionais da saúde

Mais uma vez, venho mostrar que o conhecimento está cada vez mais ao nosso alcance! Talvez poucos busquem outras fontes além dos livros e aulas da faculdade, mas viemos aqui lhes apresentar mais uma forma de aprimoramento! Descobri recentemente uma plataforma do Ministério da Saúde que disponibiliza vídeo-aulas, apostilas (em pdf), e certificação de conclusão! E é tudo de graça, e online!


Trata-se do Telelab, um programa de educação continuada, que disponibiliza CURSOS GRATUÍTOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde. Ele foi pensado em 1997, quando o Brasil sentia o impacto da epidemia de AIDS. Havia uma necessidade de capacitar mais profissionais para atender a população, além de padronizar as condutas e melhorar a qualidade do diagnóstico laboratorial em todo o país.
Inicialmente, ainda em 1997, foram produzidos oito cursos: Técnicas para coleta de secreções, Técnicas para coleta de sangue, Técnica de coloração de Gram, Cultura, Isolamento e identificação de Neisseria Gonorrhoeae, Diagnóstico laboratorial de Chlamydia trachomatis, Diagnóstico sorológico da sífilis e os dois cursos sobre diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV: testes de Triagem e testes Confirmatórios. Posteriormente, outros cursos surgiram e outros atualizados. Obviamente, nos anos 90 a internet não caminhava como é hoje. Sendo assim, os cursos eram enviados gratuitamente pelo correio, gravados em fitas VHS e depois de uns anos, em DVD.
Em 2011 foi criada a plataforma online, e está no ar até hoje. São oferecidos 12 cursos, com 15 horas aula, e certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina.



Como funciona?
É simples. O interessado pelo curso deve fazer um breve cadastro no site, escolher o curso e começar. Com login e senha, o aluno tem acesso aos vídeos e apostilas, e tem a opção de fazer download, assistir online ou ainda receber o DVD pelo correio. Terminada todas as aulas, o aluno passará por uma prova para receber o certificado de conclusão.
Além disso, o aluno tem acesso à uma biblioteca virtual, com fichas de notificação, livros e manuais.

Há uma infinidade de conteúdos disponíveis, ao nosso alcance. E boas ideias como o Telelab são sempre bem-vindas!


Informações para o texto: www.telelab.aids.gov.br
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...