quarta-feira, 17 de abril de 2013


. .
A Psicobiologia


“O biomédico conhece a biologia do organismo melhor do que ninguém, porque o médico tem um conhecimento mais específico. Nesse sentido, temos condições de atuar em áreas diversificadas melhor do que outros profissionais.” Deborah Suchecki


Ciência interdisciplinar com base na Psicologia, Fisiologia e Biologia, que se dedica à pesquisa experimental da base biológica dos processos mentais. Trata-se da Psicobiologia, na qual estuda-se a atuação de estruturas e processos biológicos sobre os processos mentais, e também o inverso, respondendo questões que a psicologia não conseguiria obter resultados por si só.
Deborah Suchecki.
Foto:Revista do Biomédico, CRBM 1, ed. 74.
Por incrível que pareça, a Psicobiologia é uma recente área de atuação do biomédico. O estudo dos processos fisiológicos do organismo como, por exemplo, os sistemas nervoso, endócrino, circulatório e imunológico, está intimamente relacionado ao comportamento, atenção, emoções, memória, cognição, aprendizagem, entre outros, como o estudo da influência de drogas sobre o organismo e comportamento, além de doenças mentais como esquizofrenia. A disciplina de Psicobiologia foi implantada recentemente na grade curricular dos cursos de Biomedicina, e está despertando a atenção dos discentes para esta área.
A colocação no início desta postagem é de Deborah Suchecki, biomédica e professora da Unifesp, orientadora de teses sobre a psicobiologia do sono e do estresse, sua especialidade. Seu envolvimento começou com a Psicofarmacologia, já no estágio da graduação. Segundo a biomédica, seus melhores alunos são biomédicos, e afirma que a “grade curricular do curso de Biomedicina talvez seja a mais voltada para a Psicobiologia”.
Os alunos dos cursos de Pós-Graduação da USP de Ribeirão Preto organizam anualmente o Curso de Verão em Psicobiologia voltado aos alunos de graduação dos cursos da área da saúde, promovendo maior contato destes alunos com a pesquisa em neurociência. Abaixo está um vídeo do curso realizado em 2011.

0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...