quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


. .
SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

   A saúde pública é uma arte e ciência na promoção de saúde e povos proteger comunidade através de esforços organizados sociais e sistemática. Na saúde pública, precisamos entender muitos aspectos da saúde, como o ambiente, valorizar as culturas e os comportamentos humanos e também da economia social. É vital para compreender os aspectos políticos, históricos e éticos de problemas de saúde.
  Ciência da saúde pública é um campo multidisciplinar que examina questões relacionadas à saúde a partir de uma perspectiva ampla, incluindo os aspectos culturais, sociais e globais.  Os principais princípios de saúde pública são
  •          Responsabilidade coletiva;
  •     Concentre-se em populações inteiras;
  •         Foco em  prevenção;
  •     Multidisciplinar;
  •     Parcerias.
Organizações públicas de saúde e agências
   A saúde é uma questão global e há muitas organizações e agências que têm um papel importante na saúde pública em nível diferente. Por exemplo, algumas organizações têm um papel importante em nível global como a Organização Mundial de Saúde OMS, UNESCO, Vermelha Internacional-Cruz e outros trabalham em nível governamental ou local como atores, políticos, partidos, grupos de defesa de pacientes e ativistas locais. É difícil de implementar intervenções eficazes em saúde pública para a população e afetar a política de saúde sem parceiros.

Saúde global
      Saúde global, antes usou saúde internacional prazo ", implica a consideração das necessidades de saúde das pessoas de todo o planeta acima das preocupações das nações em particular". Refere-se também importância de atores além governamentais e agências como a mídia, organizações não-governamentais e internacionalmente fundações. (Brown et al 2006). Acordo com Smith et al (2003) a saúde global refere-se aos impactos transnacionais da globalização sobre os determinantes da saúde e problemas de saúde.
Kickbusch (2004) propôs cinco áreas de ação fundamentais para a saúde global:
·         A saúde como um bem público global;
·         A saúde como um componente-chave da segurança global;
·         A saúde como um fator-chave da governança global de interdependência;
·         Saúde como prática empresarial responsável e responsabilidade social;
·         Saúde como cidadania global.

       Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são uma espécie de prioridades de saúde global no século 21.Eles são resultado de consultas entre as agências internacionais. Os  Objetivos de Desenvolvimento do Milênio consistem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Essas metas são os principais desafios mundiais de desenvolvimento. Todos os objetivos incluem também  as metas e indicadores de saúde . Esperamos que ODM abrir-lhe a saúde pública no contexto global. 

 E VOCÊ,PODE AJUDAR???

PENSE SOBRE ISSO!!!

Fontes:
BROWN, Th. M.; CUETO, M.; FEE, E.: A transição de saúde pública ‘internacional’ para ‘global’ e a Organização Mundial da Saúde. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, n. 3, p. 623-47, jul.-set. 2006.

Smith RD, Beagehole R, Woodward D, Drager N: Global public goods for health: from theory to policy. In Global Public Goods for Health: a health economic and public health perspectiveVolume chapter 14. Edited by Smith RD, Beaglehole R, Woodward D, Drager N. Oxford: Oxford University Press; 2003. 
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...