terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


. .
05 de fevereiro - Dia da Mamografia


A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade a visualização da região interna das mamas. Utiliza-se a radiação para revelar possíveis alterações no tecido mamário. Este exame deve ser realizado por mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, e pode detectar nódulos mesmo que ainda não palpáveis e, portanto, faz parte do conjunto de ações que ajudam a detectar precocemente o câncer de mama, reduzindo de 30 a 50% a taxa de mortalidade por este tipo de câncer.
Como dito anteriormente, a idade indicada é de 40 anos, porém se há casos de câncer de mama na família, as mulheres devem realizar o exame a partir dos 35 anos de idade.

(Imagem g1.globo.com/bemestar)
Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), encontra-se ainda uma grande dificuldade para a realização da mamografia, visto que faltam funcionários qualificados, além de pouca manutenção dos mamógrafos e muitos outros agravantes.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) recomenda que o exame seja realizado pelo menos a cada dois anos, a partir dos 50 anos até os 69, porém o médico poderá determinar o intervalo entre eles.
O exame compreende na compressão das mamas, por alguns segundos, em posições diferentes. O procedimento leva em torno de 15 minutos, e posteriormente um médico analisará os resultados.
A mamografia é um exame rápido e simples, que pode diagnosticar precocemente o câncer de mama, e literalmente salvar a vida de muitas mulheres.


Fontes:
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...