segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


. .
Entrevista: Jonatam Crispim - Graduação na Finlândia

Creio que essa entrevista pode incentivar muita gente a procurar pelo programa “Ciência sem Fronteiras”, e entrar de vez na área acadêmica. Foi um grande prazer e uma imensa felicidade receber esse amigo aqui no blog, como entrevistado. É um orgulho para mim, como amiga, e para a Universidade ter um aluno se destacando e procurando o conhecimento também fora do país. Jonatam Rodrigo Crispim da Rocha é técnico de enfermagem, autor de alguns artigos do blog, acadêmico do curso de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP), campus Campinas-Swift, e recebeu recentemente uma bolsa para uma parte da graduação na University of Eastern Finland, em Kuopio, na Finlândia. Ele fala do seu projeto de Iniciação Científica, de como é o ensino na Finlândia, e muito mais. Confira!
---------------------------------------------------------- 
BIOMEDICINA EM AÇÃO: Por que você escolheu a Biomedicina e quais os critérios lhe fizeram deixar a Biologia?
JONATAM CRISPIM: Eu sempre amei as áreas de ciências biológicas no geral, então no ensino médio concomitante ao meu técnico em enfermagem, me aproximei mais da biologia. Assim ingressei no curso de biologia na UNESP de Ilha Solteira, e após eu perceber que gostava apenas da biologia voltada a área médica eu resolvi sair do curso e ingressar em outro curso. De inicio fiquei com muitas duvidas mas trabalhando dia a dia em um laboratório clínico abriram meus olhos para a biomedicina.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Qual a sua dica para quem quer cursar Biomedicina, mas tem dúvidas quanto a isto?
JONATAM CRISPIM: A minha dica é: estude! Procure saber muito sobre o curso as disciplinas, se possível contate um biomédico ou um estudante de biomedicina, assim saberá se é isso mesmo o quer.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Quais características são essenciais para ser bom biomédico?
JONATAM CRISPIM: Empatia, força de vontade, paciência, e principalmente amor à vida humana e à ciência.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Você recentemente foi selecionado para realizar uma parte da graduação na Finlândia. Como foi receber esta notícia, como estão os preparatórios para a viagem e quais são as suas expectativas?
JONATAM CRISPIM: Receber a noticia foi um momento único em minha vida, que pude após compartilhar com amigos e familiares. Quanto a viagem ocorreu tudo ok, e quanto as expectativas digo que foram todas superadas, a Finlândia é muito mais linda e muito mais especial do que eu imaginava.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Esta oportunidade só foi possível porque você está realizando um projeto de Iniciação Científica na área de imuno-histoquímica, com a orientação da Prof. MSc. Claudia Minazaki, da UNIP Campinas. Fale sobre o projeto, quais os objetivos vocês pretendem alcançar através dele e como você decidiu realizar um projeto nesta área.
JONATAM CRISPIM: O projeto é em cima de reprodução animal e comparada a expressão do receptor de ocitocina, o convite veio da Prof. Minazaki devido ao meu interesse em citologia e histologia e assim pude ingressar no projeto que deu um “UP” em minha carreira.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Terminada a graduação, qual área você pretende seguir? Continuará na pesquisa?
JONATAM CRISPIM: Sim, continuarei na pesquisa com certeza. Confesso que quanto a área ainda me resta algumas dúvidas, mas sei que de alguma maneira envolverei a biologia estrutural, e quanto ao futuro espero ser um pesquisador e poder ser um grande professor universitário.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: É evidente que a Iniciação Científica abriu portas para uma grande oportunidade de estudar em outro país. Mas, além disso, qual a importância para o aluno, de realizar uma Iniciação Científica durante a graduação?
JONATAM CRISPIM: Conhecimento do mundo acadêmico, maior contato com textos acadêmicos e com pesquisa, e uma pequena prévia do dia a dia da profissão. Além de um treino para o TCC.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Além de você, outros alunos da UNIP foram selecionados para a graduação internacional, além de que muitos estão se destacando no mercado de trabalho, em grandes centros de pesquisa como a Unicamp e USP, em concursos públicos, e conseguindo vagas disputadas em grandes Instituições da área da Saúde. Como você avalia este crescimento, sobretudo dos alunos que estão se formando em Universidades Privadas?
JONATAM CRISPIM: Eu acredito que acima de tudo isso são conquistas daqueles estão em busca e empenhadas por elas. Acredito sim que a UNIP é uma ótima universidade e aqueles que correm atrás e querem fazer a diferença encontram na UNIP uma ótima maneira de realizar seus sonhos e projetos.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Como você enxerga o mercado de trabalho para o profissional biomédico? Você acredita ter muita diferença, principalmente em remuneração e atuação dos Conselhos nas diferentes regiões do Brasil?
JONATAM CRISPIM: Acredito na biomedicina e em seu potencial, somos de uma profissão nova e estamos conquistando nosso espaço ainda temos muito o que lutar e com certeza com o passar do tempo seremos cada vez mais reconhecidos e assim consequentemente remunerados de maneira melhor, mas ressalvo que isso depende de cada biomédico, de cada estudante lutar pela sua classe e pelos seus direitos e deveres.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
JONATAM CRISPIM: Agradeço a Thassia pelo espaço e pela entrevista, confesso que demorei para responder e estou fazendo isso aqui da Finlândia. O que eu posso dizer? Apenas obrigado! Poder estudar na University of Eastern Finland, é um sonho que agora tomou forma. Tenho aprendido muito com os finlandeses principalmente no quesito que você é responsável pelos seus estudos. Para os finlandeses tudo depende de você e o quanto você quer se empenhar, ou seja o professor é um mero coadjuvante aqui na Finlândia, mas a peça central é o ALUNO, desde que ele saiba usar isso a seu favor.

Agradeço ao Jonatam por ter cedido um pouco do seu tempo para falar um pouco sobre esse passo importante na sua vida. Espero que essa entrevista possa esclarecer algumas dúvidas. Se alguém se interessou, tem alguma dúvida, ou tem algum depoimento a dar se está fora do país e queira compartilhar, é só entrar em contato pelo e-mail biomedemacao@gmail.com.
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...