sexta-feira, 23 de novembro de 2012


. .
XII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina

No período de 14 a 18 de novembro, deste ano, aconteceu na cidade de São Paulo – SP, o XIII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina.
Em meio a muitas críticas, o evento trouxe diversas palestras das inúmeras áreas da Biomedicina, porém senti que o maior enfoque foi para a área de estética, o que já era de se esperar. Os ministrantes foram renomados biomédicos brasileiros, e alguns profissionais internacionais, como a médica Dra. Kang Qiao, de Shangai (China), e o Dr. Victor Silva, de Santigo (Chile). Saiba mais sobre o evento:



ABERTURA:


Dr. Roberto Figueiredo
A abertura aconteceu no Memorial da América Latina, um lugar belíssimo. A recepção dos congressistas ocorreu normalmente, sem nenhum tumulto. Porém, o Memorial não comportava a quantidade de pessoas inscritas (e ainda acompanhantes, que poderiam estar presentes neste dia). Ao final, a palestra “A Acreditar - O Biomédico Modificando o Mundo” com o Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria) animou a noite, e deu o ponta-pé inicial para que o Congresso fosse agradável e proveitoso a todos, fechando com chave de ouro com o sorteio de um carro, livros do Dr. Bactéria e um coquetel muito animado e agradável.




Coquetel.
DIA 15:
O primeiro dia de palestras foi um pouco tumultuado, pelo grande número de pessoas que deveriam pegar suas credenciais. Passado isso, assistimos à palestra “Identificação e Sensibilidade de leveduras e aspergilose no laboratório clínico”, com o Dr. Victor – Chile, no período da manhã.
Flavia e Dr. Victor.
À tarde, fomos para “Mesoterapia / Intradermoterapia” Com o Dr. Rodrigo Rodrigues - Divinópolis – MG, e logo “Avanços no Diagnóstico das Infecções por Micobactérias não Causadoras de Tuberculose”, com a Dra. Karla Lima - Belém – PA e por fim “Danos cromossômicos em trabalhadores expostos a agentes químicos”, Dr. Renato Minozzo - Novo Hamburgo – RS.

DIA 16:
No dia 16, a nossa programação acabou não sendo a esperada, mas com certeza foi o melhor dia. Chegamos com uma hora de antecedência, para assistir a palestra sobre Perfusão Extracorpórea (uma das mais esperadas), porém foi em vão. Os lugares já estavam esgotados. 
Dra. Kang Qiao.
Partimos então para “Noções de Cosmetologia Chinesa” com a Dra. Kang Qiao - Shangai – China. Foi uma grande experiência ter tido a oportunidade de assistir a esta palestra, e conhecer as técnicas da medicina chinesa por alguém que faz parte desta cultura. Daí, fomos para “Interpretação de Lesões Cérvico Vaginais – Citologia em meio líquido” com a Dra. Luciana Aguiar – São Paulo – SP, também uma grande experiência, pois a citologia em meio líquido possui muitas controvérsias, e não é bastante difundida entre os laboratórios, então conhecer e entender um pouco mais sobre o assunto foi ótimo.
Dra. Luciana Aguiar.

À tarde, conseguimos assistir à tão esperada palestra de “Perfusão Extracorpórea”, com o Dr. Jeffchandler  - Goiás – GO. Foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente, e ainda mais angariar conhecimento sobre esta área relativamente nova e fascinante.
Dr. Jeffchandler.
DIA 17:
O último dia de palestras! Já cansadas, começamos a manhã com “Discussão de Casos Clínicos: Citologia Não Ginecológica”, com o Dr. Luiz Marcelo Espoladore - São Paulo – SP e o Dr. Nilton Oliveira Silva - Mogi das Cruzes – SP, e depois “Bioinformática: atuação do profissional biomédico” com Alessandro de Mello Varani - Piracicaba – SP.
Dra. Ana Carolina Puga.
À tarde vimos “Estratégias combinadas em biomedicina estética” com  um dos maiores nomes da Biomedicina Estética, a Dra. Ana Carolina Puga - Sertãozinho – SP, e fechamos o congresso  com “Genética Forense e atuação do biomédico perito criminal”, com a Dra. Patrícia Bonilha de Toledo Piza, perita em Palmas – TO. As duas palestras foram muito dinâmicas e de bom gosto.

DIA 18:
Este dia ficou reservado para as provas de títulos.

Pontos negativos: as críticas quanto à desorganização no que se diz respeito ao número de congressistas inscritos e o número de lugares e/ou espaço disponíveis nas palestras. Não cabe a nós julgarmos o autor das falhas, pois conseguia-se ver que muitos membros da comissão se desdobraram para tentar resolver tudo isso. Obviamente, que muitas pessoas vieram de longe, e isto era algo a se pensar.
Pontos positivos: quem conseguiu assistir às palestras as quais lhe eram mais interessantes, certamente obteve grande conhecimento. É claro que o cansaço por horas tomava conta, mas estávamos diante de grande profissionais que poderiam nos auxiliar, nem que fosse para conhecer um pouco mais da sua área.
Outro ponto muito positivo foram as amizades. Pessoas do Brasil todo, amantes de uma única profissão, todos reunidos. Realmente foi um grande prazer poder trocar experiências, além de que os momentos que conseguíamos falar com o palestrante após a palestra eram ainda melhores.

A GALERA QUE ENCONTRAMOS
Nadir, acadêmica do 6° semestre da Unip-Campinas/Swift!

Leda (São Paulo), Inayara (Maranhão) e Flavia.
Flavia e as paraenses!
Pôster de TCC - Parabéns meninas,muito sucesso!
Aline - Uniarara (Araras).
Marcelle - Unip Bauru.
Abraço aos que não temos fotos, mas que foi um prazer conhecer, como o Alex, dono da fanpage Xaveco Biomédico.

Embora com falhas, foi um grande evento para quem soube aproveitá-lo ao máximo, e ainda que tenha havido um problema quando à quantidade de pessoas em relação ao espaço, vimos que cada vez mais os estudantes, principalmente, se interessam mesmo pela profissão, e estão em busca de conhecimento. Isso é mesmo muito gratificante.
Que os próximos sejam melhores, e que este interesse continue!

Realização: CFBM e ABBM

Agradecimentos à Flavia Navarro pelas fotos.
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...