domingo, 25 de novembro de 2012


. .
Entrevista: Brunno Câmara - Biomedicina Padrão

Brunno Câmara (foto cedida pelo entrevistado)
O maior blog de Biomedicina do Brasil surgiu há 3 anos, e é alimentado diariamente pelo Brunno Câmara. Ele nos conta sobre a sua graduação na Faculdade Padrão, a sua parceria e amizade com o Dr. Jeffchandler, a sua pós-graduação na INCURSOS, e ainda dá dicas para quem está iniciando nesta profissão apaixonante que é a Biomedicina.
-----------------------------

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Brunno, você se formou recentemente pela Faculdade Padrão, de Goiânia. Por que você escolheu Biomedicina? O que mais lhe chamou a atenção no curso e na profissão?
BRUNNO CÂMARA: Desde pequeno tinha vontade de ser biólogo, por ver aqueles programas de animais na TV. Quando cheguei ao Ensino Médio encontrei a melhor professora de biologia que já tinha me dado aula. Ela me fez ficar ainda mais fascinado pela biologia humana, pois tinha uma didática incrível. Então na hora de decidir para qual curso ia prestar vestibular, optei pela Biomedicina, apesar de não saber o que era exatamente. Escolhi pelo nome.
Ganhei a bolsa do PROUNI e comecei a estudar. E ainda não sabia o potencial do curso, pois tinha na cabeça que era só análises clínicas. Fui descobrindo que a Biomedicina é muito ampla e que tem áreas muito boas e incríveis. Basta escolher a que você tem mais afinidade e ser o melhor nela.
BIOMEDICINA EM AÇÃO: Qual a sua dica para quem quer cursar Biomedicina, mas tem dúvidas quanto a isto?
BRUNNO CÂMARA: O vestibulando tem que gostar muito da área biológica. Principalmente matérias como química, biologia, fisiologia e patologia. Quanto a remuneração, alguns podem até não gostar, mas ela é fruto do seu esforço e dedicação, que deve começar desde o primeiro período. E também depende da área escolhida.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Quais características são essenciais para ser bom biomédico?
BRUNNO CÂMARA: Acredito que, primeiramente, o Biomédico tem que gostar do que faz. Depois, nunca parar de estudar, de se aperfeiçoar e atualizar, pois todos os dias são descobertas novas tecnologias e nossa área é muito dinâmica.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Você é idealizador e autor do maior blog de Biomedicina do Brasil, o “Biomedicina Padrão”. Como surgiu a ideia de criar o blog, há quanto tempo ele está no ar, e como foi ver o sucesso e a proporção que isso tomou?
BRUNNO CÂMARA: No segundo semestre comecei a pesquisar nos sites dos Conselhos de Biomedicina e percebi quão amplo era o campo de atuação do biomédico e quão grande era a falta de informação sobre o assunto. Diante disso surgiu a ideia de criar o blog Biomedicina Padrão, inicialmente só para meus colegas de sala.
Mas, como outros estudantes tinham as mesmas dúvidas que nós, o blog começou a ser acessado por todos os cantos do Brasil. Comecei falando das áreas de atuação do Biomédico, depois comecei a compartilhar links de sites interessantes e que me ajudaram muito nos estudos. Daí de acordo com as aulas que tinha ia alimentando o blog com informações complementares, coisas que não veria na sala de aula.
Hoje o blog tem três anos de vida e fico feliz pela oportunidade de compartilhar o que sei com estudantes e profissionais e também aprender ainda mais.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: O que o blog trouxe de positivo a você, no que se refere tanto aos aspectos pessoais, quanto acadêmicos e profissionais?
BRUNNO CÂMARA: Primeiramente foram as amizades. Hoje conheço pessoas de todo o Brasil graças ao blog. Compartilhar experiências com outros estudantes e profissionais é muito gratificante e enriquecedor. Na área acadêmica o blog me proporcionou conhecimento além da sala de aula. Cada dúvida de um leitor do blog me fazia ir atrás do assunto e pesquisar bastante para poder escrever algo concreto e confiável. Na área profissional foi o networking, ou seja, os contatos que fiz. Saí da faculdade empregado graças às pessoas que conheci através do blog.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Sabemos da sua parceria com o Dr. Jeffchandler, um grande profissional da Perfusão Extracorpórea. Como surgiu esta parceria, e como é poder ter a participação dele no “Biomedicina Padrão”?
BRUNNO CÂMARA: Uma dessas pessoas que acabei de citar acima é esse profissional exemplar, Dr. Jeffchandler, que foi o primeiro a acreditar no meu trabalho e me proporcionou grandes oportunidades.
Ele foi dar aula na minha faculdade, para substituir um professor que tinha saído. Depois de sua aula de apresentação, que foi incrível e motivadora, decidi fazer uma entrevista com ele para o blog. E ele, outro apaixonado pela Biomedicina, topou na hora. Daí não paramos mais de trabalhar juntos.
Além de um grande profissional é um grande amigo.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: O que de mais importante o aluno deve fazer durante a graduação, para que tenha maior sucesso depois de formado?
BRUNNO CÂMARA: Essa pergunta é muito importante. No começo do ano escrevi o guia do calouro de biomedicina. Nele eu dou dicas de como ter sucesso depois de formado, pois quanto mais cedo você começar, melhor.
O estudante tem que fazer tudo que for possível. Monitorias, Iniciação Científica, participar de todos os cursos possíveis. Outra coisa é adquirir experiência através de vários estágios. Fazer o networking também é essencial. Leia bastante, não importa qual o tema do livro. Fazer trabalhos voluntários também conta pontos. Muitas pessoas reclamam que não têm experiência e por isso não conseguem emprego. Se você der o melhor de si na graduação não passará por isso.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Obviamente você não é atuante na área de estética. Mas tomando como base os biomédicos estetas, qual a sua opinião referente aos empecilhos colocados pela classe médica, que acabam por desmerecer o profissional biomédico, e ainda outras áreas da saúde?
BRUNNO CÂMARA: Tudo que é novo causa receio. Como a Biomedicina Estética é a mais nova habilitação da biomedicina e, levando em consideração que a biomedicina é uma das áreas mais novas, é normal que os médicos tenham “medo” da concorrência. Mas isso varia de profissional para profissional. Não devemos nos preocupar com isso, e sim em fazer o melhor trabalho possível e mostrar do que somos capazes.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Atualmente você é pós-graduando em Biologia Molecular e Genética Médica em uma das melhores empresas de pós-graduação do país, o INCURSOS. Como foi essa escolha pela área de atuação e onde realizaria a pós-graduação?
BRUNNO CÂMARA: Desde o Ensino Médio, graças à professora que mencionei, sempre fui fascinado pelo DNA e tudo que está envolvido a essa molécula. Na graduação, esse fascínio só aumentou, pois minha professora, Dra. Luciana Pinheiro Vaz, também foi excelente. Então vendo que futuramente o Biologia Molecular será ainda mais acessível, escolhi essa área.
Escolhi a especialização do INCURSOS por ser a única da região, ter um excelente corpo docente e por causa da estrutura. Hoje tenho colegas de Brasília, Santa Catarina, Pará, entre outros.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Na graduação você foi presidente e fundador da Liga Acadêmica de Análises Clínicas (LAAC) da sua faculdade, e membro da Liga Acadêmica em Diagnóstico Molecular - LADMOL (ICB/UFG). Como foi fazer parte disso, e o que foi acrescentado na sua vida acadêmica?
BRUNNO CÂMARA: Outra vez, essas realizações só foram possíveis por causa do blog. Um professor saiu da minha faculdade, então no lugar entrou a Raquel Vaz, que atualmente é papiloscopista da Polícia Científica de Goiás.
Ela formou-se na PUC-GO e, juntamente com outros colegas, criou a primeira liga acadêmica de biomedicina de Goiás. Ela já acessava o blog antes de começar a lecionar na minha faculdade. Quando nos conhecemos decidimos criar a primeira liga da Faculdade Padrão, já que ela tinha experiência com isso. Apesar das limitações conseguimos promover e participar de alguns eventos.
A Liga Acadêmica em Diagnóstico Molecular - LADMOL (ICB/UFG) é a primeira liga da UFG e foi muito bom participar, apesar de não ter ficado muito tempo, pois os horários da faculdade chocavam com os encontros. Mas aprendi muito e conheci pessoas muito legais.

BIOMEDICINA EM AÇÃO: Como é o mercado de trabalho em Goiás? Você acredita ter muita diferença, principalmente em remuneração e atuação dos Conselhos nas diferentes regiões do Brasil?
BRUNNO CÂMARA: Creio que a região Sudeste e Centro-Oeste, no geral, oferecem grandes oportunidades para os biomédicos. Em Goiás temos boas faculdades e muitos laboratórios. Outras áreas estão se expandindo também, como a estética, perfusão e imagenologia. Outro ponto forte do estado é o oferecimento de cursos de extensão e aperfeiçoamento para estudantes e biomédicos.
A remuneração do biomédico analista clínico varia muito de região, até por não existir uma lei nacional garantindo um piso salarial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
BRUNNO CÂMARA: Agradeço ao blog Biomedicina em Ação pelo convite e a oportunidade de falar um pouco de mim e do blog Biomedicina Padrão.
E deixo aqui uma frase para vocês refletirem: “A melhor profissão é aquela que você escolheu”.

Agradeço ao Brunno pela entrevista, e parabenizo pelo sucesso com o Biomedicina Padrão, desejando-lhe muito sucesso na carreira profissional.

Acessem o Biomedicina Padrão: http://www.biomedicinapadrao.com/
6 comentaram

6 comentários :

  1. O SINDICATO NÃO FAZ NADA, OS BIOMÉDICOS ESTÃO FAZENDO ALGUMA COISA ?
    Quando sai esse piso salarial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sindicato só funciona se todos os biomédicos participam. O que não acontece.

      Excluir
  2. Sou apaixonada por exatas e biológicas pretendo fazert biomedcina. Ja comecei Licenciatura em Física. Minha maior preocupação é com o mercado de trabalho depois de formada uma vez que se trata de uma nova profissão que não é muito conhecida O que acham biomédicos? como foi para vcs depóis de formados?

    ResponderExcluir
  3. Oie bruno. Comecei cursar biomedicina agora, eu gostaria de ter um contato maior com voce. Voce tem face???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...