terça-feira, 27 de novembro de 2012


. .
Biomedicina e a Saúde Estética: uma combinação que deu certo!


       A Biomedicina está a cada vez mais inovando suas áreas, e trazendo inúmeras possibilidades aos seus profissionais. A área mais recente e comentada, regulamentada em 22 de fevereiro de 2011, é a Biomedicina Estética.
A história já vem de alguns anos, mas a partir de então, o sucesso desta nova área tomou conta, e fez com que alguns profissionais começassem a migrar para a estética, já que esta promete ser um dos campos mais promissores tanto financeiramente, quanto no que se diz respeito ao surgimento de novas tecnologias e procura da população.
Inicialmente, tratava-se de um projeto, apresentado pela Dra. Ana Carolina Puga, na Plenária do CFBM, em Recife, no dia 10 de outubro de 2010, como forma de conscientizar que o Biomédico possui um perfil profissional para atuar na saúde estética.


O projeto foi aceito, e em 2011, houve a regulamentação da habilitação.  Segundo a Dra. Lorena Araújo, biomédica esteta e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação da INCURSOS, em entrevista ao “Biomedicina Padrão”, os biomédicos estetas possuem alguns direitos e podem realizar os seguintes procedimentos:
Ø  Laserterapia.
Ø  Carboxiterapia.
Ø  Intradermoterapia.
Ø  Radiofrequência estética.
Ø  Ultrassom focalizado – HIFU.
Ø  Luz Intensa Pulsada e LED.
Ø  Laser Fracionado.
Ø  Consulta Estética.
Ø  Anamnese corporal e facial para definição do Tratamento a ser realizado.
Ø  Análise das disfunções estéticas.
Ø  Treinamentos técnicos.
Ø  Ser responsável técnico de Empresa que Executam Atividades para fins Estéticos.
Ø  Realizar a definição, supervisão e acompanhamento do paciente durante o tratamento, além de definir as técnicas para o mesmo, e outros mais.
Além disso, em palestra no XIII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina (2012-São Paulo), pelas palavras da Dra. Ana Carolina Puga, a Biomedicina Estética busca trazer também o entendimento e conhecimento que o biomédico tem referente aos exames laboratoriais, visando complementar e auxiliar na melhoria dos tratamentos, além de preservar a saúde do paciente.
                                                
HABILITAÇÃO OBRIGATÓRIA
A habilitação em todas as áreas é obrigatória ao biomédico, e na Biomedicina Estética não seria diferente. Já citamos no blog o quão isto é importante (clique aqui), e sabemos que a atuação em a habilitação implica riscos de punição ou cassação do registro, além de que “o desempenho de atividades sem a devida regulamentação caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime previsto na legislação Penal”.
A habilitação provisória tem validade até 31/12/2012, e sendo assim, todos os profissionais devem se regularizar com a habilitação definitiva. Para conseguir a definitiva, o Biomédico “deverá enviar um requerimento solicitando a inclusão na nova habilitação” e atender a um dos seguintes requisitos: enviar Certificado com o Título de Especialista em Biomedicina Estética, obtido ou reconhecido pela ABBM – Associação Brasileira de Biomedicina (este pôde ser conseguido no XIII Congresso Brasileiro e I Internacional de Biomedicina, que aconteceu este ano, em São Paulo); ou através de certificado de pós  – graduação (Lato ou Stricto Sensu), de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determinações e normas da CAPES – MEC. Além disso, como outras habilitações, a habilitação definitiva em estética também pode ser obtida durante a Graduação,  respeitando o estágio supervisionado mínimo de 500 horas, nos dois últimos semestres.
Para isso, trouxemos um depoimento de uma aluna destaque do curso de Pós-Graduação de uma das melhores empresas nesta área, que recentemente montou uma filial em São Paulo, o INCURSOS – Instituto Nacional de Cursos. Confira:


O Biomédico trouxe para a estética o seu conhecimento profissional, e a sua sede por novas tecnologias, além da vontade de cuidar do ser humano. E essa mistura tem tudo para dar certo!

GOSTOU DA BIOMEDICINA ESTÉTICA?
FAÇA INCURSOS – PENSE E INVISTA EM VOCÊ!

Mais informações e outros cursos: Pós-Graduação INCURSOS

Agradecimentos:
À Fernanda Coelho, gerente regional da INCURSOS- São Paulo, e à aluna Dra. Lidiane Batista da Costa, pelo depoimento.


 FONTES: CRBM-1
1 comentaram

Um comentário :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...