terça-feira, 11 de outubro de 2011


. .
Captopril - Inibidor da ECA

A hipertensão arterial é um dos problemas que atingem uma vasta porcentagem de pessoas atualmente. Dentre as muitas complicações, a hipertensão pode causar acidentes vasculares hemorrágicos ou esquémicos, insuficiência cardíaca e renal.
Mas a intenção dessa postagem não é falar especificamente da hipertensão arterial, mas sim do Captopril e do Sistema Renina-Angiotensina. O Captopril é um fármaco inibidor da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina) que, vulgarmente falando, possui a função de abaixar a pressão. Como isso funciona? Para isso, vamos entender, de forma bem rápida, o Sistema Renina-Angiotensina.


O nosso organismo possui um controle fisiológico da pressão arterial lento, chamado Sistema Renina-Angiotensina. Assim, quando há a queda da pressão, por um sistema de feedback, os rins reconhecem essa queda pela redução na circulação de sangue, e respondem produzindo uma enzima chamada de Renina. A Renina é liberada na corrente sanguínea, onde encontra o substrato Angiotensinogênio - que é produzido pelo fígado, mas que se encontra presente no plasma. A reação Renina+Angiotensinogênio dará origem à Angiotensina I, que não é reativa.
Entretanto, há uma enzima capaz de converter a Angiotensina I em Angiotensina II, que é altamente reativa e fará o controle da P.A. Chamamos esta enzima de ECA (Enzima Conversora de Angiotensina).
A ECA fará a conversão, dando origem à Angiotensina II, que é vasocontritora, e induz a produção de aldeosterona para fazer a retenção de líquido no sangue, regulando novamente a pressão arterial.

Pessoas hipertensas utilzam medicamentos justamente para impedir a elevação da P.A. Um desses medicamentos é o Captopril, que age como inibidor da ECA, impedindo-na de dar origem à Angiotensina II.


Sobre este assunto,encontrei um vídeo muito bacana do Fernando Mafra que é farmacêutico pela UMC, e aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação da UNIFESP, em Biologia Celular e Bioquímica. Vale a pena conferir, o vídeo é super informativo e um tanto quanto engraçado.


1 comentaram

Um comentário :

  1. adorei,tirou minhas duvidas sobre esse tema... beeeeeeejos linda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...