sexta-feira, 19 de agosto de 2011


. .
"Biomedicina também é cultura" - Resultado da enquete

No dia 01/06/2011, na exposição "Biomedicina também é cultura", realizada pelos acadêmicos do curso de Biomedicina, da Universidade Paulista (UNIP - Campinas), foi feito uma enquete com a participação de toda a comunidade acadêmica da faculdade, acerda da visão polêmica que envolve temas relacionados a área das ciências biomédicas. Os assuntos abordados foram: Reprodução Assistida, Aborto, Eutanásia, Experimentação com Humanos, Vivissecção (exp. com animais), Clonagem, Pesquisas com células tronco embrionárias e Projeto Genoma.
Ao todo, somaram-se 177 estudantes de todos os curso da UNIP Swift que colaboraram com a pesquisa, e daremos o resultado agora para vocês.

REPRODUÇÃO ASSISTIDA:

120 pessoas disseram que CONCORDAM.
16 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
41 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Percebe-se aqui, que a Reprodução Assistida, apesar de ainda não ser bastante conhecida, trouxe poucas opiniões contraditórias, o que preconiza a ideia de uma grande aceitação pelo públicos, até mesmo os mais leigos sobre o assunto.

ABORTO:

44 pessoas disseram que CONCORDAM.
125 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
8 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

O aborto é e sempre foi um assunto de grande discussão. Podemos observar que a maioria das pessoas são contra o ato de interromper a vida do feto. Há porém uma ressalva a se fazer: das 125 pessoas que se colocaram contra o aborto, muitas deixaram claro que concordam com o ato salvo em situações de abuso sexual.

EUTANÁSIA:

85 pessoas disseram que CONCORDAM.
66 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
29 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Diz-se que a eutanásia é a "boa morte". Aqui, a miscigenação de opiniões continua presente, como em todos os debates sobre o tema. Há ainda hoje, países que se colocam firmemente contra à eutanásia, colocando-a como ato criminoso, e outros, que legarizaram-na, acreditando que o ser humano têm o direito à uma morte digna.

EXPERIMENTAÇÃO COM HUMANOS:

67 pessoas disseram que CONCORDAM.
87 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
23 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Outra questão que houve miscigenação de ideias foi a experimentação com humanos. Há anos atrás, essas experiências eram feitas de maneiras absurdas, porém, com o passar do tempo, foram criados o código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque, que proibe qualquer tipo de prática sem o consentimento livre e esclarescido do participante, e sendo que há a fiscalização do Comitê de Ética, para que as pesquisas não causem prejuízos aos voluntários. 

VIVISSECÇÃO:

91 pessoas disseram que CONCORDAM.
70 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
16 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Muitos são os defensores dos animais, e contra pesquisadores que se utilizam deles para os avanços científicos. Porém, obviamente há abusos, e esses animais acabam muitas vezes perdendo suas vidas de forma cruel. Para que isso não ocorra, foi criada a Lei Arouca, que protege esses animais, e ao mesmo tempo permite que as pesquisas continuem tomando proporções gigantescas, melhorando a saúde e qualidade de vida da população. Ainda assim, é um assunto polêmico, de grande impacto, e pode-se observar isso pela votação dos estudante sobre essa questão.

CLONAGEM:

56 pessoas disseram que CONCORDAM.
101 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
20 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Depois da clonagem de vegetais, e de animais, seria mesmo possível a clonagem do ser humano? Será que ela já não foi realizada em algum lugar do mundo? Não sabemos ainda, mas quais seriam os impáctos causados pela clonagem humana? Talvez por receio dessas consequências, a maioria das pessoas que participaram da pesquisa se colocaram contra a clonagem.

PESQUISA COM CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS:

152 pessoas disseram que CONCORDAM.
15 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
10 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

Há grandes debates sobre a utilização de células tronco embronárias, já que o embrião é o início de uma vida. Porém, é exatamente dessa célula que temos a chance de realizar diversas descobertas referente à cura de doenças. Pensando nisso, a maioria dos participantes votam que sim, são à favor das pesquisas.

PROJETO GENOMA:

81 pessoas disseram que CONCORDAM.
25 pessoas disseram que NÃO CONCORDAM.
71 pessoas disseram que NÃO TÊM OPINIÃO FORMADA.

O Projeto Genoma foi o tema de maior dificuldade entre os participantes da pesquisa, já que é de grande conhecimento de áreas da saúde. Porém, com uma pequena diferença de votos, a maioria concorda que o mapeamente do genoma humano foi de grande importância para o desenvolvimento científico, porém, o grande receio é que essa questão se torne um comércio, onde os pais acabarão por escolher como serão os seus filhos, ou até mesmo a criação de gênios.

Primeiramente gostaríamos de agradecer ao Prof. Guto, parabenizando-o pela iniciativa do evento, à Prof. Drª Maristela Cesquini pelos elogios, e à Prof. Drª Ana Beatriz, coordenadora do curso de Biomedicina, pelo sempre apoio prestado aos estudantes. Em seguida, agradecemos a participação de todos os acadêmicos da UNIP-SWIFT que coloboraram para a realização da pesquisa e também da exposição, porque sem eles não teríamos alcançado consideráveis números na enquete, e grande prestígio em toda a exposição. 



O RESULTADO DA PESQUISA ESTARÁ DISPONÍVEL PARA TODOS QUE SE INTERESSAREM A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA,NO MURAL DE BIOMEDICINA - BLOCO C.

Obrigada,e até a próxima pessoal!

Gostou da enquete e quer deixar a sua opinião? Fique à vontade, o blog é todo seu! Deixe seu comentário.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO APRESENTADO NA EXPOSIÇÃO
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...