domingo, 7 de junho de 2020


. .
A importância de estudar os vírus



Recentemente uma pandemia se instalou no mundo e estamos entregues a um ser tão microscópico que mal conhecemos. Os vírus possuem tamanhos que podem variar de 10 a 300 nanômetros e estão presentes em todos os lugares. Respiramos e ingerimos milhões de vírus por dia e esses seres tão pequenos podem ser mortais para pessoas que possuem imunidade reduzida.
Existem mais de 2 mil espécies de vírus descobertas pela comunidade científica. Os microscópios eletrônicos e métodos de diagnósticos, como imunológicos e moleculares ajudam os pesquisadores a entender a estrutura, o material genético que os compõem além das proteínas estruturas e mecanismos que permitem a infecção em um hospedeiro.
Os vírus podem ser formados por DNA (dupla fita, simples fita positiva ou negativa ou circular) ou RNA (fita simples positiva ou negativa ou dupla). Os vírus de RNA tendem a sofrer maiores mutações genéticas que lhes garantem resistência a medicamentos, sobrevivência a temperaturas e permitem enganar o sistema imune do hospedeiro.
Quando um vírus consegue infectar um hospedeiro e se propagar acontece um surto, endemia, epidemia e pandemia como no caso do vírus da Influenza H1N1. Quando o vírus possui características de grande letalidade para o hospedeiro ele não consegue se propagar causando apenas surtos e epidemias, no máximo, como no caso do Ebola.
O desenvolvimento da vacina foi uma das melhores descobertas científicas de todos os tempos, ainda é a mais eficaz como profilaxia e grandes pesquisas têm mostrado grande eficiência na atualização e desenvolvimento.

Ficou interessado no assunto? A Amanda Assaf, elaborou um curso 100 % online de Introdução à Virologia, onde são abordados temas como:

- História;
- Taxonomia;
- Estrutura Viral;
- Replicações;
- Profilaxia;
- Vacinas;
- Tratamentos;
- Diagnósticos;
- Mutações e Recombinações;
- Discussão final: família Orthomyxoviridae e Coronaviridae .


Para se inscrever no curso CLIQUE AQUI!


Texto de autoria de Amanda Sardeli Alqualo Assaf, biomédica patologista clínica e auditora PALC. CRBM: 28715.
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...