segunda-feira, 6 de março de 2017


. .
A arte no mundo microcópico

No final de 2016, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) lançou a terceira edição do Concurso de Imagens em Ciências da Vida, envolvendo ciência e pesquisa nos campos da astronomia e microscopia, propondo o despertar do interesse pela arte.
As imagens foram incríveis! Dá só uma olhada nas imagens vencedoras nas categorias fluorescência, campo claro e microscopia eletrônica!

Célula de meduloblastoma humano. Foto de Beatriz de Araújo Cortez, primeira colocada na classificação geral e na categoria fluorescência. Fonte: Fapesp. 
 
Intrincada rede de neurônios e astrócitos humanos (azul e amarelo, respectivamente), dois tipos de células que compõem o cérebro. Em vermelho aparecem os núcleos celulares, onde está o DNA. Imagem de Alexandre Teixeira Vessoni, segundo colocado na categoria fluorescência. Fonte: Fapesp.


Tendão da pata de rato após duas semanas de lesão, com algumas hemácias entre as fi­bras colágenas. Foto de Diego Pulzatto Cury, terceiro colocado na classificação geral e primeiro na categoria microscopia eletrônica. Fonte: Fapesp. 

Microscopia eletrônica de varredura de células sanguíneas no interior de um vaso de tendão de rato. Imagem de Diego Pulzatto Cury, terceiro colocado na classificação geral e segundo na categoria microscopia eletrônica. Fonte: Fapesp. 

Para conferir mais imagens que venceram o concurso, é só clicar aqui!  


Fonte: Fapesp. 
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...