domingo, 18 de março de 2012


. .
Habilitações do Biomédico


Que o biomédico pode seguir diversas áreas assim que se forma, todos sabem, não é? São atualmente 36 áreas de atuação, como estamos mostrando aqui no blog na série "ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO (de A-Z)". O que muita gente não sabe é como e quando conseguir estas habilitações, e a importância disso. Esta postagem foi uma indicação da Drª Juliana Codato Polamartschuk, biomédica e perita criminal do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica de Jundiaí-SP, e que esteve conosco no Simpósio Acadêmico de Biomedicina do ano passado (2011). Trataremos justamente disso, já que as dúvidas geralmente começam a surgir de fato na hora da escolha. 

  É vedado ao profissional biomédico exercer atividades em áreas às quais ele não possua habilitação. A habilitação específica é OBRIGATÓRIA, e segundo descrito no CRBM 1ª Região, "O biomédico que atua em setor para o qual não tem a necessária habilitação corre o risco de sofrer punição, inclusive ter o seu registro cassado, já que a infração é considerada gravíssima". Se a habilitação a qual o biomédico possuir for de análises clínicas, por exemplo, ele não poderá trabalhar com diagnóstico por imagem.
  Para que o estudante de biomedicina forme-se, ele precisa de, no mínimo, uma habilitação. Para isso, o estágio obrigatório do último ano é mais que importante. Além de incluir o aluno ao cotidiano do mercado de trabalho, a habilitação será conseguida a partir do estágio realizado pelo aluno.
  A maioria das Universidades oferecem o estágio em Análises Clínicas, porém o aluno pode decidir em seguir ou não esta área. Caso queira se especializar em uma das outras 35 áreas, o aluno deve procurar um estágio fora da Universidade, e segundo o CRBM, deve conter carga horária mínima de 500 horas, porém a Universidade pode exigir mais.
  Não há um número mínimo de habilitações, porém o que as faculdades levam em conta é que o aluno deve respeitar a carga horária diária do estágio, que é de 6 horas.
  Após formado, o biomédico pode conseguir outras habilitações, aí sim por meio de pós-graduação ou por uma prova, aplicada anualmente. A aprovação da residência biomédica será outra forma de se conseguir.


Ainda tem dúvidas? Mande um e-mail para biomedicinaemacao@hotmail.com.br ou deixe uma mensagem clicando AQUI.
Procure se informar em sua faculdade qual é o estágio oferecido, e como conseguir fora dela se for o caso, antes de chegar no último ano e se deparar com problemas.                                           
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...