segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


. .
Como organizar e conservar os alimentos em geladeira? - Por Mayara Montani



O armazenamento correto dos alimentos é fundamental para a saúde. Alguns alimentos necessitam de temperaturas mais frias do que outros, e existe uma variação de temperatura dentro da geladeira, por isso é tão importante ter conhecimento disso, para correto armazenamento dos alimentos.

Cuidados no armazenamento em casa

Após a compra, os alimentos refrigerados e congelados devem ser armazenados na geladeira ou freezer o mais rápido possível e consumidos até a data de validade do produto. A organização dos alimentos é determinante para que os mesmos estejam seguros, conservados e livres de contaminação.
A geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas, pois isso dificulta a circulação do ar frio e consequente manutenção da temperatura.
É importante também abrir a geladeira só quando for necessário e manter a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.
Nas prateleiras superiores armazene os alimentos preparados, prontos para consumo e que necessitam de maior refrigeração.
Nas prateleiras do meio os produtos pré-preparados e sobras.
E nas prateleiras inferiores, os alimentos crus. Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos – contaminação cruzada.
Na porta armazene garrafas pet, conservas, molhos, bebidas, temperos, geleias – este espaço perde a refrigeração mais rapidamente.
Todos os alimentos devem ser mantidos embalados para evitar ressecamentos, murchamento e contaminação.

Os ovos podem estar contaminados com Salmonella spp., por isso exigem maior atenção, para garantir a qualidade dos mesmos. Os ovos devem ser lavados em água potável, um a um, somente antes do uso, nunca lavar os ovos para estocar, para que eles não percam sua película protetora.
A presença de Salmonella spp. é maior na casca dos ovos, não no seu interior, o que demonstra que a maioria das contaminações é devido a manipulação incorreta dos ovos, principalmente no momento da quebra da casca.
As frutas e verduras não devem ser lavadas antes do armazenamento, lavá-las aumenta a umidade, e, consequentemente acelera o processo de deterioração. A higienização deverá ocorrer somente antes do consumo..
Os alimentos armazenados no freezer terão um tempo de conservação maior e quando descongelados não devem ser congelados novamente. O descongelamento deve ser realizado de forma a evitar que as áreas superficiais dos alimentos se mantenham em condições favoráveis à multiplicação microbiana. O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração ou em forno micro-ondas quando o alimento for submetido imediatamente à cocção.
E quais os cuidados com o gelo? O gelo que entra em contato com os alimentos deve ser de água potável, estar armazenado em local limpo e bem conservado.
Os alimentos não perecíveis devem ser armazenados em prateleiras ou armários limpos, arejados, protegidos do calor, umidade e afastados dos produtos de limpeza e outros com odor forte.  

Limpeza:
A limpeza da geladeira deve ser feita no mínimo uma vez por mês.
Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida.
Utilize detergente neutro ou bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, não utilize produtos abrasivos e esponjas de aço.


FONTE:
ANVISA. ALIMENTOS, MEDICAMENTOS, PRODUTOS E SERVIÇOS DE INTERESSE À SAÚDE. 2007. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/219401/Vigilância+sanitária+-+Guia+didático/1da6f1ac-56b0-46b6-bd49-ab435a4bb12b>. Acesso em: 02 jan. 2018.

Biblioteca Virtual em Saúde. Cuidados com os alimentos. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_alimentos.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2018.

Prefeitura de Belo Horizonte. Higiene, Armazenamento e Conservação dos Alimentos. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=Cartilha_Higiene_Web_20121025.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2018.

0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...