As ferramentas da qualidade são essenciais para qualquer
empresa que tenha como objetivo o crescimento e competitividade no mercado.
Como consequência da implementação de um sistema da
qualidade e suas ferramentas, as empresas tendem a reduzir perdas, reanálises e
retrabalhos; potencializar e otimizar processos e procedimentos; identificar
falhas e oportunidades de melhoria; agilizar resultados; aumentar os lucros e
obter satisfação dos clientes.
A preocupação com a qualidade dos processos
de gestão laboratorial tem aumentado a cada dia. Foram desenvolvidos programas
de avaliação e certificação da qualidade que conferem ao laboratório um
certificado do nível de qualidade dos serviços prestados de acordo com a
avaliação recebida.
Juntamente com a evolução da gestão da
qualidade nesse segmento, as empresas viram a necessidade de adotar métodos e
ferramentas para dar suporte no gerenciamento da qualidade. As ferramentas
clássicas têm como objetivo auxiliar e apoiar na tomada de decisões para a
resolução de problemas ou para melhoraria dos processos e serviços prestados.
Em laboratórios, a produtividade traduz-se na
prática da qualidade nas etapas de recebimento e cadastro das amostras, preparo
da amostra, análise e liberação do resultado, de modo que seja atrativo do
ponto de vista econômico, de satisfação para o cliente, com a diminuição de
tempo de liberação dos resultados e reanálises, levando a um aumento da
competitividade.
A abordagem sistematizada de problemas é um ponto
importantes de um programa da qualidade. Diversas ferramentas foram
desenvolvidas com a finalidade de auxiliar o profissional a compreender os problemas
que ocorrem em seu dia a dia e a encontrar soluções adequadas para os mesmos. Permitem
antecipar falhas, de modo a planejar, atribuir ações corretivas e preventivas
ao longo do processo, diminuindo a variabilidade, promovendo também a
diminuição dos custos associados à reanálises, erros cometidos e atrasos,
promovendo um ciclo de melhoria contínua.
Ter informações exatas sobre o que está
ocorrendo modifica a forma de atacar os problemas, ao invés de buscar soluções
por tentativa e erro, pode-se analisar a questão de forma organizada e projetar
uma solução adequada.
A escolha de qual ferramenta utilizar depende
do problema a ser analisado, das circunstâncias que serão aplicadas, das
informações obtidas e do conhecimento do processo avaliado. As ferramentas
podem ser usadas isoladamente, mas, normalmente, são utilizadas em conjunto,
uma complementando a outra, potencializando assim os resultados obtidos. O uso
dessas ferramentas tem como objetivo a clareza no trabalho e principalmente a
tomada de decisão com base em fatos e dados, ao invés de opiniões, utilizando
técnicas específicas e gráficas que produzem melhores resultados do que os
processos não estruturados.
A sua aplicação em laboratórios visa melhorar processos
de forma geral, desde a fase pré-analítica, analítica até a pós-analítica. As
ferramentas, quando utilizadas em conjunto, atuam em diversas frentes, buscando
essencialmente diminuir as perdas relativas a reanálises, retrabalhos e
desperdícios de materiais, insumos e reagentes; otimizar processos, agilizando
tempo de coleta e segregação das amostras, bem como análise e processamento dos
dados e resultados obtidos, garantindo rapidez na emissão dos laudos, com
confiabilidade e competitividade frente as empresas concorrentes.
Fluxograma, Brainstorming, 5s, Kaizen, Gráfico de
controle, Diagrama de causa e efeito, 5W2H, Ciclo PDCA, Diagrama de pareto e Folha
de Verificação são alguns exemplos de ferramentas da qualidade que podem ser
aplicadas em laboratórios.
REFERÊNCIAS
DA GRAÇA BECKER, Maria; SELOW, Marcela Lima Cardoso;
TONIOLO, Rucieli Maria Moreira. A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
CLÍNICOS. Revista Dom Acadêmico, v. 1, n. 1, 2017.
LUCIETTO, Deoclides et al. Ferramentas da Qualidade. Simpósio Científico de Graduação e
Pós-Graduação, 2011.
MARTELLI, Anderson. Gestão da qualidade em laboratórios de
análises clínicas. Journal of Health Sciences, 2015.
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