terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


. .
Agora é a sua vez!

Parabéns, você estudou e agora está dentro de uma Universidade! Foi uma escolha muito difícil, convenhamos. Uma pressão dos pais, professores, e da sociedade. Aquela dúvida: “o que eu vou fazer da vida?” com certeza já passou pela sua cabeça. Mas você foi mais forte, e chegou até aqui. Comemore! Sem dúvidas é uma vitória incrível, e você é merecedor de todo este esforço. Pinte o rosto e faça festa, bixo! Você é um futuro biomédico!


Calouros de biomedicina sejam muito bem-vindos! Com certeza você está pensando: “o ensino médio foi a melhor fase da minha vida”. Todo mundo diz isso. E você tem razão, mas ao terminar a faculdade você também vai dizer a mesma coisa.
Você está prestes a entrar em uma fase da sua vida em que as melhores experiências serão colocadas à sua frente, saiba agarrá-las. Você conhecerá pessoas de todos os tipos, e muitas delas terão muito a lhe oferecer. Aproveite cada momento. Estude, e estude muito. Seja bom no que você pretende, mas sempre seja humilde porque o conhecimento nunca está completo.
Divirta-se! O empenho durante a faculdade deve ser intenso, mas não se esqueça de que essa (também) é a melhor fase da sua vida... Faça bons amigos. São eles que te ajudarão a suportar a estressante semana de provas, que vão rir dos erros com você, e em alguns casos, vão te levar para beber (universitários...).
Não gaste dinheiro com qualquer coisa (a não ser que você tenha dinheiro de sobra para isso). Invista na sua formação. Faça cursos, aprenda um novo idioma se puder, converse com seus professores, com profissionais da área. Procure um bom estágio, leia bons artigos, conheça estudantes de outros lugares, viaje. Conheça laboratórios, indústrias, a área acadêmica. Seja curioso e não tenha medo de perguntar.
Não se preocupe tanto com comprar livros caros. As faculdades geralmente disponibilizam uma boa biblioteca, com livros, periódicos e afins. Invista em livros os quais você realmente vá utilizar, e não se preocupe em estudar por aquele livro só porque é o mais famoso. Você tem que se identificar com a leitura, entender o que o autor diz. Ah, mas tome nota: sapato fechado, jaleco, outros EPI’s e muita vontade de estudar.
E a biomedicina? Você se apaixonará todos os dias por ela. Isso é sério! 90% de quem entra para esse mundo não consegue mais sair! (rsrs) Procure sempre conhecer mais sobre a profissão que você escolheu. Você vai acabar se acostumando a ouvir: “vai ser pediatra ou cardiologista?”. Vai ver que muita gente realmente não sabe o que é um biomédico. Mas não se preocupe... isso está mudando e cabe a você entrar na dança para levar adiante o que somos, quem somos e a viemos. Pode parecer demagogia, mas chegou a sua vez de fazer a diferença, na biomedicina e na sua própria vida.
Nós biomédicos (e futuros) estamos muito felizes em receber vocês! Desejamos que vocês se encontrem na profissão e que além do dinheiro, vocês trabalhem por amor à vida. Que vocês façam destes anos de faculdade os mais incríveis da vida de vocês, e se precisarem, podem contar conosco, estamos por aqui!

O blog Biomedicina em Ação dá as boas vindas aos calouros de Biomedicina 2014, de todo o Brasil! Que um caminho belíssimo comece agora!


Leituras sugeridas: 
0 comentaram

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...